Setecidades Titulo
Começa limpeza de crosta da represa
Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
18/11/2005 | 08:30
Compartilhar notícia


A limpeza da represa Billings no Jardim Ideal, em São Bernardo, teve início na manhã de quinta-feira e deve prosseguir nesta sexta-feira. Dois caminhões estão sendo usados para a sucção da massa de sujeira que trouxe um odor forte à região, obrigando o fechamento de duas escolas na sexta-feira passada devido ao mau cheiro. A origem do material ainda não foi confirmada, mas a Sabesp informou que a sujeira coletada quinta-feira será encaminhada à Cetesb para análise. A limpeza de quinta-feira foi encerrada no fim da manhã por conta da possibilidade de chuva. Um dos caminhões acabou atolando nas margens da represa, e teve que ser resgatado por um trator.

Quinta-feira, a operação de limpeza envolveu, além da Sabesp, a Cetesb, a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente de São Bernardo, a Polícia Militar e a Polícia Ambiental. As equipes policiais ficaram em barcos no meio das represas, navegando em círculos para criar ondas nas margens, o que facilitaria a sucção do material. Uma enorme quantidade de lixo – além da massa que apresenta mau cheiro – foi retirada das margens, como garrafas, pneus e até um capacete.

Segundo um dos técnicos que entraram na represa, foi encontrado um saco plástico em que havia a suspeita de estar cheio de restos e carcaças de animais. Entretanto, as equipes não conseguiram retirar o saco, o que deve ser feito nesta sexta-feira. Esse saco reforça a suspeita de que o material que originou o odor seja proveniente de restos de algum matadouro clandestino lançado na represa.

Segundo a Sabesp, o material coletado segue nos caminhões até a Estação de Tratamento de Piqueri, na capital. De lá, o material segue em dutos da Sabesp até uma outra estação, em Barueri, e será tratado como resíduo não-doméstico, por ainda não estar definido qual a origem do material. A chuva, que tem ajudado a espalhar a crosta de sujeira, provocou o término da operação de limpeza por volta das 11h30 de quinta-feira. Nesta sexta-feira, os trabalhos devem começar às 9h.

Denúncias –  Os órgãos públicos disponibilizam o telefone 0800-113560 para pessoas que quiserem denunciar o lançamento de poluentes na represa Billings.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;