Esportes Titulo
Brasil inicia contra Polônia o sonho do quinto título mundial Sub-20
Da AFP
29/06/2007 | 16:40
Compartilhar notícia


O Brasil, um dos favoritos para conquistar o Mundial Sub-20 do Canadá, estréia às 15h15 deste sábado (horário de Brasília) contra a Polônia, em partida válida pelo Grupo D da competição que acontece no Estádio Olímpico de Montreal. O sonho brasileiro é conseguir levantar pela quinta vez a taça do torneio.

A grande questão para a partida de estréia é como os jogadores brasileiros reagirão ao corte do capitão da equipe, Lucas, ex-jogador do Grêmio e contratado pelo recentemente Liverpool (ING), que sofreu uma lesão no malévolo do pé esquerdo em um treino já no Canadá e foi substituído por Marcone, do Bahia.

Lucas precisaria de 15 a 20 dias para conseguir retornar aos gramados. “Na melhor das hipóteses o teríamos pronto na final, se chegássemos, e vamos ter que substituí-lo”, afirmou o técnico da Seleção Brasileira, Nelson Rodrigues. “Claro que vai fazer falta, mas o futebol é assim e é preciso saber que estes problemas podem acontecer a qualquer momento. Temos um grupo de qualidade para superar isto”, acrescentou.

O Brasil, atual campeão sul-americano da categoria, conta com jogadores de futuro promissor, como o atacante Alexandre Pato, do Internacional, e o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid (ESP), para vencer o Mundial Sub-20.

A Seleção iniciará sua caminhada contra uma Polônia, que se classificou para o Mundial em terceiro lugar em seu grupo na Europa e que tem vários jogadores atuando no exterior. Cinco atletas poloneses jogam em clubes ingleses e um nas categorias de base do Real Madrid (o atacante Krzzystof Krol), além de outros dois na Alemanha e França, embora sua principal estrela, o atacante David Janczyk, jogue no Legia Varsóvia.

A partida, que terá como árbitro o inglês Howard Webb, será a primeira entre os dois países na categoria. A Polônia nunca venceu países sul-americanos em Mundiais Sub-20, contra os quais tem um histórico de um empate e quatro derrotas.

A última participação polonesa em um Mundial da categoria aconteceu no México-1983, vencido pelo Brasil, no qual a seleção do leste europeu ficou em terceiro lugar. A Seleção não perde para equipes européias há sete partidas. A última derrota aconteceu ainda na primeira fase do Mundial da Nigéria-1999 para a Espanha.

Além de Brasil, que venceu o torneio nas edições de 1983, 1985, 1993 e 2003, e Polônia, as demais equipes do Grupo D são Estados Unidos e Coréia do Sul, que se enfrentarão no sábado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;