Claúdio Conz Titulo
Qualificação e o mercado em 2013

2013 antecede o primeiro grande evento esportivo internacional do qual seremos anfitriões: a Copa do Mundo. Esperamos que o mercado esteja aquecido

Por Cláudio Conz
27/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O ano de 2013 antecede o primeiro grande evento esportivo internacional do qual seremos anfitriões: a Copa do Mundo. Não há dúvidas de que o mercado estará aquecido, ao menos é o que todos esperamos. Passamos 2012 alertas devido às ameaças da crise internacional, mas acredito que no ano que vem teremos muitos motivos para comemorar o aquecimento da economia. A indústria deve retomar o investimento e o governo nos dá pistas de que também deve colaborar. Prova disso foi a reunião que tivemos no início de dezembro com a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ocasião em que foi anunciado novo pacote de medidas que favorecem diretamente o segmento da construção civil. Com isso, teremos diversos setores em expansão, como serviços, hotelaria, aviação e petróleo.

Se na construção já estamos sofrendo com a falta de mão de obra especializada, imagine na Copa. A expressão ‘imagine na Copa' caiu na boca das pessoas mas, deixando as piadinhas de lado, realmente o caso da falta de mão de obra é um assunto sério para se preocupar. Para quem quer mudar de carreira, ou mesmo crescer no trabalho em que já está, não há de faltar oportunidades. Mas a questão é: as pessoas estão preparadas para elas? Por isso criamos, em 2003, uma loja modelo que, no ano que vem, comemora dez anos e já formou mais de 18 mil profissionais: a Loja Escola da Anamaco. Trata-se de ambiente que simula loja convencional, um laboratório para quem quer ser vendedor, pintor, eletricista, ou mesmo para os gestores de lojas. Além dos cursos livres e treinamentos sobre temas variados como merchandising, logística, pintura e outros, também temos universidade corporativa que funciona dentro da loja, a Universidade Anamaco, que oferece cursos de gestão e MBA para executivos de grandes empresas, tanto da indústria quanto do varejo, e lojistas de todo o País. É um grande centro de formação, pesquisas e networking, que ganha prestígio ano a ano.

Outra ferramenta preciosa que tem sido utilizada por nós e pode se estender a outras áreas em que também falta ou faltará mão de obra é o e-learning. Desenvolvemos programa de treinamento de vendedores on-line - a falta dos qualificados é um dos maiores problemas vivenciados por lojistas de todo o País. Por meio de sistema simples, é possível realizar o treinamento dentro da loja. Mais de 7.000 pessoas já foram treinadas a distância pelo programa, intitulado Academia de Vendas. Um dos nossos maiores desafios para 2013 está exatamente aí: em treinar pessoas para poder dar conta da demanda que o Brasil terá e não fazer feio. Ainda dá tempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;