Internacional Titulo
Rússia e Japão vão desmantelar submarinos nucleares russos
Por Da AFP
28/06/2003 | 10:44
Compartilhar notícia


Japão e Rússia assinaram neste sábado um acordo destinado a acelerar o desmantelamento dos submarinos nucleares russos que representam uma ameaça ecológica para a região do Mar do Japão. A ministra japonesa das Relações Exteriores, Yoriko Kawaguchi, em visita de dois dias à região, assistiu à cerimônia de assinatura do acordo, segundo o qual o Japão se compromete a entregar 800 milhões de ienes (US$ 6 milhões) à parte russa.

O acordo firmado pelo embaixador japonês na Rússia, Issei Nomura, e o vice-ministro russo para a Energia Atômica, Serguei Antipov, abrange um períod de um ano e meio.

Os submarino nucleares russos, cuja base se encontra no Mar do Japão, "representam um risco de contaminação para o meio ambiente e a segurança", e é preciso garantir que as armas nucleares não sejam utilizadas com fins terroristas, declarou Kawaguchi.

O Japão iniciou uma cooperação com a Rússia para o desmantelamento de submarinos desde 1992.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;