Diarinho Titulo Fotografia
Flagras da natureza

Concurso internacional de fotos reuniu material com detalhes da fauna e da flora

Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
10/01/2021 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Detalhes da natureza são o objetivo principal para o Capturing Ecology (Capturando Ecologia, em tradução livre para o português), concurso fotográfico internacional promovido anualmente pela The British Ecological Society, do Reino Unido. As imagens inscritas buscam por momentos especiais da fauna e da flora de todo o planeta em variadas categorias e o público acaba por observar material diferenciado a cada temporada.
 

No ano passado, o vencedor principal foi Alwin Hardenbol, professor da Universidade da Finlândia Oriental. Ele chamou a atenção pelo registro que chamou de A Arte de Voar, no qual um pelicano-dálmata desliza sobre o Lago Kerkini, na Grécia.
 

O autor destacou o movimento das asas do pássaro sobre a água, comentando que o clique consegue passar a sensação do voar mesmo sendo uma imagem parada. Algumas técnicas especiais de fotografia foram utilizadas no processo. “Vencer esse concurso como ecologista me dá a oportunidade de continuar combinando minha pesquisa com minha paixão pela fotografia da natureza”, comentou Hardenbol.
 

Outro destaque do concurso de 2020 ficou por conta de Pablo Javier Merlo, que estuda na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. Na categoria aluno vencedor geral, o rapaz flagrou um andorinhão-escuro (também conhecido como andorinhão-cachoeira) empoleirado nas paredes rochosas íngremes das cataratas do Iguaçu, também localizada em terras argentinas. Detalhes que o animal costuma pousar em altura de cerca de 80 metros.
 

“O Parque Nacional do Iguaçu (onde foi feita a foto) tem uma importância notável por proteger um ecossistema natural muito diverso, sendo a cachoeira veloz um importante ícone do Iguaçu e de sua diversidade”, analisou Merlo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;