Internacional Titulo
Militares chilenos estao impacientes com a longa prisao de Pinochet
Por Do Diário do Grande ABC
02/05/1999 | 16:14
Compartilhar notícia


Os sinais de impaciência do Exército chileno, pela prolongada detençao em Londres do general Augusto Pinochet, contam com o respaldo do presidente Eduardo Frei, para evitar o aumento da tensao, advertiu este domingo o jornal El Mercurio. Esses sinais "nao foram captados nem pelo mundo político nem pelo governo", afirmou o popular matutino La Tercera.

A impaciência militar foi reiterada na última quinta-feira, quando o general Ricardo Izurieta advertiu que o Exército, sob seu comando, "nao estará tranqüilo" enquanto o ex-ditador Pinochet, detido na capital britânica há seis meses e meio, nao voltar ao Chile.

Em sua condiçao de comandante-em-chefe do Exército, Izurieta fez esta declaraçao numa entrevista à imprensa, um dia depois de liderar uma reuniao com 1.200 oficiais jovens, em que diversos expositores mostraram a visao militar sobre o regime de Pinochet (1973-1990) e as acusaçoes de violaçoes aos direitos humanos, que implicam seus agentes.

Empenhado em uma ofensiva para libertar seu antecessor no comando do Exército, Izurieta viajou a Londres no dia 16 de abril passado, sem autorizaçao do governo, segundo informaram fontes credenciadas, e ao voltar se reuniu com os generais para analisar a situaçao.

De acordo com a Constituiçao, as Forças Armadas no Chile nao podem deliberar, mas El Mercurio sugeriu a tese de que estas reunioes e estas declaraçoes fazem parte de uma "deliberaçao conduzida" proposta a Frei pelo ministro da Defesa, José Florencio Guzmán.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;