Setecidades Titulo Pandemia
Grande ABC está fora da primeira fase de flexibilização da quarentena

Argumento é que região não tem quantidade ideal de leitos de UTI; ocupação nas sete cidades é de 60% a 80%

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
27/05/2020 | 14:42
Compartilhar notícia
Divulgação


O Grande ABC - e toda a região metropolitana - ficou de fora da primeira fase de flexibilização e reabertura gradual de comércios e serviços não essenciais, programada para ocorrer entre 1º e 15 de junho. Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, o governador João Doria apresentou as cinco etapas previstas para retomada das atividades econômicas. A justificativa do governo é a de que não há oferta suficiente de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) que justifique situar a região na fase 2, em uma escala de 1 a 5, onde cinco é a retomada total das atividades e 1 é a situaçao atual da quartentena, que agora, deve permanecer pelo menos até o dia 15 de junho.

Os prefeitos da região estão reunidos neste momento em assembleia virtual e o Diário apurou que há questionamentos sobre os critérios, uma vez que a ocupação das UTIs nas sete cidades varia de 60% a 80%, enquanto a cidade de São Paulo, por exemplo, tinha ontem 85% dos leitos municipais ocupados, mas está situado na fase 2 do plano, o que permite iniciar os protocolos de flexibilização a partir do dia 1º de junho.

O governador João Doria (PSDB) destacou que como tem sido desde o início da pandemia, todas as decisões serão baseadas em evidências científicas e sob orientação do comitê de combate à Covid-19 e que o nível de reabertura vai depender da redução dos casos nas cidades, da disponibilidade de leitos públicos e privados, do nível de isolamento físico e do uso obrigatório de máscaras. "Se for necessário voltar atrás e corrigjir medidas, para preservar a vida, não exitaremos", pontuou. Confira no link www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp em qual fase cada região do Estado está avaliada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;