Internacional Titulo
Termina XIV Conferência Internacional da Aids
Das Agências
12/07/2002 | 11:34
Compartilhar notícia


A XVI Conferência Internacional da Aids terminou nesta sexta-feira, depois de seis dias de reuniões de 15 mil médicos, funcionários de saúde, pesquisadores e ativistas relacionados com a crise mundial da Aids.

Esta foi a maior conferência já organizada desde que a Aids foi identificada há 21 anos. O próximo encontro bianual se realizará em Bangcoc de 11 a 16 de julho de 2004.

Os ex-presidentes, o sul-africano Nélson Mandela e o norte-americano Bill Clinton, pronunciaram discursos na cerimônia de encerramento.

Pouco antes da cerimônia de encerramento da XIV Conferência Internacional sobre a Aids, cerca de 200 mulheres pertencentes a distintas ONG manifestaram-se no local do evento, em Palau Sant Jordi de Barcelona.

Aos gritos e exibindo cartazes, as manifestantes reivindicaram os direitos das mulheres, “entre as quais o HIV/Aids se estende de maneira alarmante”, principalmente entre as mais jovens e as com menos recursos, explicou uma das manifestantes.

Nos panfletos distribuídos pelas ativistas, recordou-se que o HIV entrou em sua terceira década letal e que as mulheres, principalmente as mais jovens e mais pobres, são as principais vítimas do vírus.

As manifestantes exigiram medidas e ações “urgentes” para frear a propagação da epidemia entre as mulheres e uma “resposta global” contra a Aids.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;