Internacional Titulo
Fuga de Saddam é minha primeira opção, diz Rumsfeld
Da AFP
10/02/2003 | 08:20
Compartilhar notícia


A fuga de Saddam Hussein "é minha primeira opção" em caso de guerra contra o Iraque, disse o secretário americano de Defesa, Ronald Rumsfeld, em uma entrevista que será publicada nesta segunda-feira pelo jornal francês Le Figaro.

Rumsfeld também garantiu que "o Iraque conservará sua integridade territorial" e não será "dividido" após a eventual guerra liderada pelos Estados Unidos para desarmar o país. "Trata-se de permitir que o Iraque organize uma solução estritamente iraquiana, do mesmo modo que o Afeganistão encontrou uma solução afegane".

"O Iraque deve renunciar às armas de destruição em massa, parar de ameaçar seus vizinhos ou desestabiliza-los. Os iraquianos também deverão se afastar do caminho da ditadura para que as minorias étnicas e religiosas possam, com toda confiança, participar da vida do país", disse Rumsfeld.

"A prioridade da comunidade internacional deve ser entrar no Iraque para eliminar suas armas de destruição em massa. Neste sentido, Saddam deve desaparecer e basta encontrar um país que prometa não expulsa-lo. Certamente isto não é impossível. Antes dele, outros ditadores encontraram asilos confortáveis, como Idi Amin Dada na Arábia Saudita e Baby Doc na França".

Rumsfeld lembrou que o "conceito de defesa preventiva é tão antigo como a história da humanidade". "Nesta guerra de sombras, a certeza só pode existir após o ataque. Será preciso ocorrer uma catástrofe para convencer o mundo"?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;