Turismo Titulo
Lenda ronda história
Por Ísis Mastromano Correia
Enviada a São Sebastião
27/12/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Os antigos caiçaras contam que o Sítio São Francisco pertenceu a um cruel proprietário de escravos que, em troca de riquezas, fez um pacto com o diabo. O rico fazendeiro tratou de prender o diabo em uma garrafinha que guardava embaixo de sua cama. Durante uma viagem, a esposa do homem acabou libertando o ser maligno da garrafa. Para se vingar da prisão, ele matou o rico senhor. Não contente, o diabo voltou ao velório para levar o corpo do fazendeiro.

Em meio à ventania e aos raios, viu-se o diabo em cima da Casa Grande carregando o defunto e na fazenda não sobrou ninguém para contar história. O local ficou completamente abandonado. Eram poucas as pessoas que conheciam as ruínas da fazenda e grande parte evitava freqüentar o espaço por superstição.

A partir de 1990, a prefeitura deliberou a implantação de políticas que permitissem valorizar e recuperar esse patrimônio histórico.

Antes de ser registrado como sítio arqueológico pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional), parte da antiga fazenda foi saqueada.

Ornamentos feitos diretamente em muros da construção foram prejudicados por vândalos. Tais símbolos mostravam a confluência da cultura européia, com sinal maçom impresso nas paredes, e a figura de um sapo, emblema africano da fertilidade.

Encontro - Antes do encontro com os restos da antiga fazenda, a caminhada é uma atração à parte com direito a córregos de água salubre, pássaros e todo tipo de beleza do ecossistema Mata Atlântica.

Para agüentar os minutos de caminhada pela subida íngreme, a dica é levar água, barras de cereal e frutas. As visitas ao sítio arqueológico precisam de agendamento prévio e condução pelos Monitores Culturais ou de Ecoturismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;