Setecidades Titulo São Bernardo
MTST descumpre acordo e faz protesto sem avisar

Estado promete acionar Ministério Público sobre manifestação realizada ontem, em S.Bernardo

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
19/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Cerca de 500 integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) descumpriram, na manhã de ontem, acordo firmado junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio do Gaorp (Grupo de Apoio às Ordens Judiciais de Reintegração de Posse), ao realizar manifestação em frente ao Paço de São Bernardo sem qualquer aviso prévio do ato às autoridades policiais.

De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar não foram comunicadas sobre a manifestação organizada pelo MTST. “Com isso, houve descumprimento da decisão (emitida em dezembro) do Gaorp”, o que pode acarretar em sanções às lideranças do movimento social, já que o Ministério Público e a delegacia seccional do município não foram comunicados sobre o ocorrido. Organizada por integrantes do MTST que desde setembro ocupam terreno privado, localizado no bairro Assunção, em São Bernardo, a manifestação interditou parcialmente faixas da Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Centro da cidade.

No local, participantes colocaram fogo em pneus e pedaços de madeiras, interditando trecho da via próximo ao cruzamento com a Rua João Batista de Oliveira. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas. Logo após o incidente, integrantes do MTST prosseguiram até o Estádio 1º de Maio, onde encerraram a manifestação, às 8h20.

Surpreendida com o ato, a Prefeitura de São Bernardo informou, por meio de nota, que irá acionar a Justiça pelo descumprimento do acordo. “Eles mesmos propõem o acordo e eles mesmos descumprem o que propuseram”, ressaltou.


HISTÓRICO

No mês passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu suspender – até 10 de abril de 2018 – a ordem de reintegração de posse de área particular ocupada há quatro meses por cerca de 8.000 integrantes do MTST no bairro Assunção.

Para que a segurança de moradores do entorno do acampamento denominado Povo Sem Medo seja mantida, o MTST comprometeu, durante o período, a congelar o número de integrantes da ocupação. Além disso, o movimento social se prometeu diminuir o ritmo de manifestações, sem que vias públicas fossem bloqueadas totalmente, e que todos os atos seriam avisados com antecedência mínima de 48 horas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;