Economia Titulo
Governo desenvolve projeto de água de reúso no Polo Petroquímico
Por Do Diário do Grande ABC
02/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Governo do Estado de São Paulo vai desenvolver projeto de água de reúso no Polo Petroquímico de Capuava, na divisa de Santo André com Mauá. A água, para fins industriais, terá como insumo o esgoto tratado e economizará água suficiente para abastecer uma cidade com 350 mil habitantes.

Capacitado para produzir mil litros por segundo (l/s) de água de reúso, o empreendimento é inédito no hemisfério Sul e o 5º maior do mundo.

Por meio de um contrato que se estende até 2043, e com investimentos de cerca de R$ 252 milhões, as obras foram iniciadas em abril e o fornecimento de água de reúso está previsto para começar 21 meses após a concessão de todas as licenças.

Para levar a água de reúso gerada para o Polo Petroquímico, será construída uma adutora de aço com 17 km de extensão, que passará pelos municípios de São Caetano e Santo André até chegar ao Pólo. Durante a fase de implementação, serão gerados cerca de 800 postos de trabalho.

"Nós vamos fazer muito mais do que isso, de maneira que, nos próximos anos, não tenhamos nenhuma preocupação em relação a água que nós precisamos. A água potável que nós precisamos nós vamos ter porque estamos reaproveitando bem a água que já estamos usando", disse o governador do Estado Alberto Goldman.

O projeto também contempla a construção de uma Estação de Tratamento Terciário em uma área de 15 mil m² dentro da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) ABC, da Sabesp, na divisa de São Paulo e São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;