Esportes Titulo
São Paulo esbarra na retranca e só empata com o Once Caldas
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
10/06/2004 | 01:02
Compartilhar notícia


O São Paulo martelou, mas esbarrou na forte retranca do Once Caldas e frustrou os 70.504 torcedores que lotaram o estádio do Morumbi nesta quarta-feira à noite para assistir ao jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores da América. O empate sem gols na capital paulista transfere a decisão da vaga na final para Manisales (Colômbia), a casa do Once Caldas, na próxima quarta-feira (dia 16). Quem vencer avança à decisão, para enfrentar o vencedor do duelo argentino entre Boca Juniors e River Plate – a série começa a ser disputada nesta quinta. Novo empate leva a disputa aos pênaltis.

O retrospecto de 18 vitórias seguidas no Morumbi em jogos da Copa Libertadores e o calor dos quase 71 mil são-paulinos que tomaram o Morumbi na noite fria paulistana não foram suficientes para o Tricolor passar pelo Once Caldas. O algoz do Santos, nas quartas-de-final, confirmou que não vive à toa a melhor fase de sua modesta história. Os disciplinados colombianos, bem comandados pelo técnico Luis Fernando Montoya, neutralizaram o temido ataque brasileiro.

É bem verdade que o São Paulo também foi vítima das próprias limitações. Ficou patente a carência que o técnico Cuca tem no setor de armação ofensiva da equipe. Cinco atletas foram testados no setor na partida desta quarta-feira: Danilo e Souza (titulares), Diego Tardelli, Gabriel e Aílton. Pouco adiantou. As melhores jogadas do São Paulo continuaram a sair pelas alas, com os eficientes laterais Cicinho e Gustavo Nery.

A volta de Luís Fabiano, que balançou a rede pela Seleção nas Eliminatórias e agradou ao técnico Carlos Alberto Parreira, também não foi suficiente. Isolado, o artilheiro da Libertadores, com oito gols, ainda teve o azar de amargar uma noite pouquíssimo inspirada de seu companheiro, Grafite. As poucas bolas que chegaram ao gol colombiano foram defendidas pelo espalhafatoso Henao.

Disposto a abrir uma boa vantagem em casa, o São Paulo partiu para cima desde o início e sufocou o Once Caldas. Logo aos 5, Grafite recebeu livre dentro da área e isolou a bola na hora de finalizar. Aos 13, na melhor chance da partida, Luís Fabiano recebeu cruzamento preciso de Gustavo Nery pela esquerda e finalizou. Mesmo no contrapé, Henao conseguiu uma bela defesa com o braço esquerdo.

O ímpeto são-paulino foi se dissolvendo na imensa quantidade de passes errados, fruto da tola insistência de tentar furar a retranca colombiana em jogadas pelo meio. O Once Caldas, seguro na defesa, começou a 'gostar do jogo' e conquistou uma relativa tranqüilidade mesmo pressionado e sem quase pegar na bola.

Grafite, aos 20, desperdiçou outra boa chance ao fuzilar a zaga adversária numa jogada dentro da área. Sofrendo muito para criar bons lances, o São Paulo só voltou a ameaçar a meta de Henao aos 41, numa falta sofrida por Cicinho na ala direita. Gustavo Nery bateu direto para o gol e obrigou o arqueiro colombiano a espalmar para escanteio.

Insatisfeito com o desempenho ofensivo do time, Cuca voltou do intervalo com Diego Tardelli em lugar de Souza. "Quem joga no setor precisa de mobilidade e iniciativa", recomendou o treinador, adiantando as instruções dadas a Tardelli no vestiário. Mas a mudança de peças não alterou o panorama do São Paulo no jogo.

O Tricolor manteve o repertório de jogadas pelo meio e só fez congestionar a intermediária do Once Caldas – para alegria dos colombianos. O horizonte só melhorava quando as jogadas eram tentadas pelas laterais. Mas os cruzamentos na área sempre paravam na cabeça dos defensores adversários.

Luís Fabiano, referência no ataque, foi o responsável pela jogada mais objetiva do segundo tempo. Aos 10, ele recebeu na entrada da área e emendou de esquerda. Bem posicionado no gol, Henao só espalmou a bomba para escanteio.

As cobranças de falta, armas providenciais do time são-paulino, também falharam nesta quarta-feira à noite. Depois de muito martelar, o Tricolor finalmente conseguiu uma penalidade na região da meia-lua, aos 28. O goleiro Rogério Ceni se apresentou para a cobrança, localizada numa posição excelente para seu estilo de batida, mas rolou atrás para a chegada de Gustavo Nery, que isolou a bola. Era para ser uma jogada ensaiada.

A chance derradeira de balançar a rede foi desperdiçada por Gustavo Nery, outro lembrado por Parreira para defender a Seleção na Copa América. O lateral surgiu nas costas da zaga em cruzamento longo pela direita e errou ao finalizar para o gol.

Ainda vivo - Mesmo decepcionados com o resultado, os são-paulinos procuraram manter a cabeça erguida para o jogo de Manisales. "Nada está perdido. Estamos vivos. Vamos buscar a vaga jogando na casa deles", assegurou Rogério Ceni. "O empate até foi bom. Uma vitória simples para nós na Colômbia garante a classificação", avaliou Cicinho.

O técnico Cuca lamentou a retranca colombiana e a "ansiedade" do São Paulo diante da seqüência de chances perdidas. Para ele, o time conseguiu criar dez boas oportunidades de gol mesmo envolvido por uma forte defesa.

O artilheiro Luís Fabiano também ressaltou a retranca do Once Caldas, classificada por ele como uma das "piores" que já enfrentou na carreira. "É difícil jogar contra um time que mantém dez jogadores na defesa. Se ele não se abrirem na Colômbia, sei lá como vai ser... Acho que vai para os pênaltis. Não vai ter jeito."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;