Economia Titulo
Agricultura familiar domina propriedades rurais do país
Por Do Diário OnLine
10/12/2000 | 17:41
Compartilhar notícia


A agricultura familiar engloba hoje 85% dos estabelecimentos rurais do país, apesar de responder por apenas 30% da área rural brasileira. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentados neste domingo pelo secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento, Nelson Borges, o segmento é responsável por 77% dos postos de trabalho no campo e por 38% do valor bruto da produçao.

Se considerado o volume da produçao, a agricultura familiar responde por 84% da mandioca brasileira; 67% do feijao; 32% da soja; 49% do milho e 26% do café.

Na pecuária, os pequenos agricultores também vêm apresentando resultados positivos. Hoje, 52% do leite e 24% da pecuária de corte sao produzidos em pequenas propriedades rurais.

Outro trabalho desenvolvido pela Secretaria foi a renegociaçao das dívidas dos agricultores familiares que tiveram perda de safra por causa da seca e das geadas ocorridas neste ano. Borges revelou que, quando ainda se discutia se seria possível renegociar estas dívidas, a grande maioria dos agricultores familiares já tinha efetuado o pagamento.

"Sao tao bons pagadores que quando a ordem para renegociar chegou na ponta, 80% deles já tinham pago toda a dívida. Este é um aspecto que nao pode ser esquecido. Por isso, vemos o segmento com confiança", afirmou Borges.

Informaçoes da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;