Setecidades Titulo
Santa Casa de Mauá paralisa atendimento do SUS
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
02/01/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


A Santa Casa de Mauá suspendeu na madrugada de ontem o atendimento de pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Desde setembro a Prefeitura não faz o repasse de recursos para o custeio dos atendimentos, compra de material hospitalar e medicamentos. Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde da cidade Paulo Eugênio Pereira Júnior (PT), que foi empossado ontem, o atraso está estimado em R$ 2,7 milhões.

"Mensalmente, a Prefeitura deveria repassar cerca de R$ 500 mil referentes à verba do Ministério da Saúde ao SUS e isso não ocorre há três meses", afirma. Além disso, o contrato firmado entre a Prefeitura e a Santa Casa terminou ontem e não foi renovado.

"A Secretaria de Saúde solicitou a documentação para a renovação do contrato. Entregamos no dia 15 de dezembro e ninguém retornou", explica o diretor administrativo da Santa Casa, Edinaldo Paulo dos Reis. "Temos muitas dívidas e resolvemos parar com o atendimento para tentar equilibrar as contas."

Por mês, a Santa Casa realiza entre 7.000 e 8.000 consultas e 10 mil exames pelo SUS. O secretário de Saúde, no entanto, admite que não há prazo para a retomada destes atendimentos. "Primeiro, vamos avaliar como será elaborado o novo contrato com a Santa Casa. Não posso dizer que assumiremos os compromissos firmados pela gestão anterior. Mas garanto que não iremos cometer os mesmos erros e iremos honrar nossos compromissos", diz.

Pereira explicou que uma das possibilidades é a de que o próximo contrato extingua o Pronto Atendimento. "Tivemos uma reunião ontem (anteontem) com a diretoria da Santa Casa e eles disseram que a entidade não tem condições de fazer o pronto atendimento". Em visita ao local, o secretário disse ter presenciado a falta de medicamentos e material hospitalar.

Para reduzir os custos e amenizar os efeitos da crise financeira do município, desde 10 de novembro o Pronto Atendimento da Santa Casa está atendendo em horário reduzido: das 7h às 19h. Durante a noite e a madrugada, pacientes são encaminhados para o Hospital Doutor Radamés Nardini e aos PAs Zaíra 2 e São João Batista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;