Política Titulo Depois do feriado
Donisete adia confirmação de Paulo Suares para a Sama

Prefeito de Mauá teria se irritado com anúncio do petista de que acertaria ontem a nomeação

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
30/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), adiou para a semana que vem a nomeação do vereador Paulo Suares (PT) para a superintendência da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá). O anúncio feito pelo parlamentar de que definiria ontem sua ida à autarquia teria irritado o chefe do Executivo, que deixou para bater o martelo só depois do feriado de Finados – celebrado na segunda-feira.

Suares desconversou sobre assumir a autarquia, hoje sob o comando de Alessandro Baumgartner, mas nos bastidores a nomeação do petista é dada como certa. A empreitada possibilitaria Donisete a amarrar apoio do grupo do ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT) – da qual Suares faz parte – para o seu projeto de reeleição em 2016.

Também pesou na decisão de Donisete em postergar a nomeação de Suares o fato de o governo ainda debater substitutos para as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Mobilidade Urbana. As duas Pastas, geridas por Aldo Cursino e Azor Albuquerque, respectivamente. já fazem parte da cota do grupo de Paulo Eugenio e abertura de um terceiro espaço (com a nomeação de Suares) para a ala não está nos planos do prefeito.

Donisete tem conversado com líderes de partidos sobre possível apoio no pleito do próximo ano. Os acordos pré-eleitorais devem credenciar o ingresso dessas legendas ao secretariado, como o PRB – está prestes a assumir a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. O próximo será o PDT, cuja aliança deverá ser negociada com o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi.

PÉ NO FREIO
Prevendo possível ciumeira de siglas que integram a base aliada, Donisete tem pisado no freio e evitado acelerar as mudanças no primeiro escalão petista.

O chefe do Executivo acredita que negociação mais cautelosa viabilizará a vinda de mais partidos ao arco de alianças, uma vez que a reforma política empurrou para março o prazo para filiação partidária com vistas à eleição. Ou seja, acordos fechados neste ano podem ser rompidos até o ano que vem. Suplente, Dario Duarte Coelho (PT) aguarda definição para retornar ao Legislativo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;