Setecidades Titulo
Grande ABC estuda 83
ações de tombamento
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
31/01/2011 | 07:31
Compartilhar notícia


O que o prédio do Cine São Bernardo, o Museu Histórico Municipal de São Caetano e o antigo Caminho do Pilar de Santo André têm em comum? Todos fazem parte da lista de 83 bens à espera de tombamento municipal no Grande ABC.

Por enquanto, 36 estão tombados pelos municípios, sendo 21 em São Bernardo, 14 em Santo André e um em São Caetano.

A Casa Amarela da Fundação Santo André deve ser o próximo patrimônio a entrar para a lista. Segundo o presidente do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), Márcio Roberto Bueno Fernandes, o reconhecimento do valor histórico e cultural do prédio foi aprovado pelos 12 conselheiros.

"O que falta agora é decidir se somente o imóvel será tombado ou se o entorno também. Depois é só publicar no Diário Oficial e passar pela homologação do prefeito, mas, nesse estágio, o tombamento é irreversível", explicou.

O processo se arrasta desde 1995, quando a Fundação deu entrada no pedido de reconhecimento do patrimônio. Segundo Fernandes, a demora se deve às dificuldades em executar os estudos técnicos obrigatórios. "Houve uma época em que se chegou a pedir o tombamento de toda a área da Fundação, o que foi descartado pelo conselho", exemplificou.

A Casa Amarela tem cerca de 100 anos e hoje é sede da reitoria da Fundação. No passado, fazia parte do Sítio de Tangarás, área de 25 alqueires que serviu de moradia para o exportador de café inglês Charles Murray.

Na década de 1920, teria passado por lá o príncipe de Gales, que em 1938 assumiria o trono da Inglaterra como Eduardo III. Em 1966, o sítio foi desapropriado pelo então prefeito Fioravante Zampol para ser o núcleo universitário.

Santo André tem mais 20 bens na lista de espera pelo tombamento, como o Cine Tamoio, o Maciço do Bonilha, a Casa da Sede do Clube de Campo Anchieta e a Igreja São Camilo de Lelis.

São Bernardo possui 38 bens na primeira fase de tombamento, ou seja, ainda na etapa de estudo. Entre eles estão o antigo prédio do Cine São Bernardo, no Centro, e o Estádio Primeiro de Maio.

Em São Caetano, onde apenas a antiga Igreja Matriz, no bairro Fundação, é patrimônio, há três bens na lista de espera: a atual Igreja Matriz, a Igreja Sagrada Família, no Centro, e o Museu Histórico Municipal.

Em Diadema não há prédios tombados, mas 22 bens foram indicados e aguardam decisão do Conselho. Em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não há conselho municipal do patrimônio. Mauá não respondeu.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;