Cultura & Lazer Titulo
Taiwanês Edward Yang é melhor diretor em Cannes
Por Do Diário do Grande ABC
21/05/2000 | 18:16
Compartilhar notícia


O taiwanês Edward Yang ganhou este domingo em Cannes o prêmio de melhor diretor com seu filme 'Yi Yi' (A One And A Two), uma crônica da vida de gente comum que num certo momento resolve mudar de vida.

Nascido em Shangai em 1947 ele se mudou para Taiwan em 1949. Começou adolescente nos desenhos animados e depois foi estudar informática nos Estados Undios.

Quando voltou para Taiwan, em 81 se dedicou ao cinema, primeiro como roteirista e depois como diretor. É autor de várias obras de teatro.

'Yi Yi' é sua sétima obra. Com 'Terrorizer' (1986) recebeu o Grande Prêmio do Jurado do Festival de Locarno (1986) e 'Mahjong' (1996) o prêmio especial do Jurado do Festival de Berlim.

Dois de seus filmes foram apresentados em Cannes, 'Terrorizer' e 'Confusión en Confucio' (1994).

'Yi Yi' é a crônica de uma família em crise. NJ, o pai, trabalha numa empresa que está falindo e um encontro com seu amor da juventude faz com que surja a possibilidade dele mudar de vida. A avó, que se sente velha e deprimida ao assistir o casamento de um de seus filhos com uma noiva grávida, sofre um acidente e fica em coma.

A situaçao desestabiliza toda a família, a filha adolescente se sente culpada, o filho de oito anos tem medo, a mae que trata de encontrar consolo para sua angústia existencial num templo.

Por causa dessa família, o filme de Edward Yang, de três horas de duraçao, é um quadro da sociedade atual de Taiwan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;