Setecidades Titulo Levantamento
Homicídios caem 27% na região

Para o comandante da PM no Grande ABC, a queda é
resultado do trabalho de prevenção feito pela corporação

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
27/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O número de homicídios dolosos - quando há intenção de matar - registrados no Grande ABC em novembro teve queda de 27,5% em relação ao mês anterior. No período, 21 pessoas foram assassinadas, oito a mais do que em outubro. A taxa de roubos e furtos de veículos, no entanto, teve aumento de 5%, passando de 1.592 para 1.672 ocorrências.

Para o comandante da Polícia Militar no Grande ABC, coronel Roberval França, a queda nos homicídios é resultado do trabalho de prevenção realizado pela corporação. "Além disso, em novembro tivemos a chegada de novos policiais na região. Em novembro também realizamos grande operação em parceria com a Tropa de Choque."

Apesar da queda nos índices regionais, Mauá e Diadema tiveram aumento no número de assassinatos, de 16,6% e 50%, respectivamente. "Diadema teve grande queda nos homicídios durante o ano. A análise tem que ser feita de forma mais ampla." De janeiro a outubro deste ano, o número de ocorrências do tipo teve queda de 56,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em Mauá, entretanto, a alta foi de 44%.

Em relação aos furtos e roubos de automóveis, Roberval relaciona o aumento nos crimes ao crescimento da frota. "O boom imobiliário aqui está muito forte, o que faz aumentar a frota. Além disso, no Estado a média é de 1.700 veículos por quilômetro quadrado. No Grande ABC é o dobro", justifica. Os únicos municípios que tiveram queda no número de furtos e roubos de veículos foram Ribeirão Pires (-7,1%) e São Caetano (-1,3%).

 

SÃO PAULO

No Estado, o número de homicídios dolosos teve queda de 4% em novembro na comparação com o mês anterior. No acumulado desde janeiro, o decréscimo foi de 3,9%. Em relação a novembro de 2010, a diminuição foi de 5,8%.

O número de furtos e roubos de veículos teve queda de 0,6% no mês em relação a outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;