Setecidades Titulo Santo André
Escola da Saúde abrigará ouvidoria após reforma

Obra de prédio localizado na Praça do Carmo, no Centro de Santo André, custou R$ 280 mil e durou seis meses

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
16/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O prédio da Escola de Saúde de Santo André Eduardo Nakamura foi entregue, na tarde de ontem. após passar por revitalização. Inaugurado em 2007 para viabilizar a formação contínua dos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade, o espaço passará a abrigar ainda o Conselho Municipal de Saúde e a ouvidoria do SUS.

Conforme explica o secretário de Saúde da cidade, Homero Nepomuceno Duarte, o agrupamento dos serviços tem o objetivo de potencializar discussões para a melhoria do sistema de Saúde municipal. “Uma das questões importantes é a participação popular, então, a pessoa encaminha a demanda no mesmo espaço e já tem condições de cobrar uma resposta. Todas essas informações podem servir de base para as capacitações dos servidores que vão ser realizadas neste espaço.”

A reforma do prédio de quatro andares, localizado na Praça do Carmo, teve duração de seis meses e custou R$ 280 mil aos cofres públicos. Entre as melhorias estão a criação de duas bibliotecas, sendo uma virtual, e melhor divisão dos espaços, o que proporcionou a instalação de anfiteatro e salas de videoconferência, todas climatizadas.

“Nossa missão é promover entre os funcionários a troca de conhecimento e, dessa forma, contribuir para que tenhamos profissionais mais capacitados e comprometidos com o SUS, principalmente no que diz respeito à humanização”, considera a coordenadora da Escola de Saúde, Maria Adelaide da Rocha Mendes Gonzalez.

De acordo com o secretário de Saúde, a melhoria da infraestrutura permitirá que o processo de educação permanente seja executado em ritmo mais intenso. “Apesar de as atividades terem sido mantidas desde a inauguração do espaço, tínhamos um prédio deteriorado e houve período em que o processo avançou com menos intensidade”, diz.

Adelaide ressalta que o primeiro curso a ser realizado no novo espaço está programado para ocorrer em janeiro. A formação será direcionada a todos os profissionais que atuam na recepção dos equipamentos públicos de Saúde. Já em fevereiro será promovida capacitação dos funcionários sobre a saúde da população negra, que prevê formação sobre doenças típicas da raça.

Nos últimos cinco anos, foram realizadas cerca de 820 capacitações para cerca de 17 mil profissionais.

Apesar de a reinauguração do espaço ter sido realizada ontem, o atendimento ao público – no Conselho Municipal de Saúde e na ouvidoria do SUS – só terá início em janeiro, das 9h às 18h, após término da instalação dos dois equipamentos no local. O Conselho Municipal de Saúde fica localizado no primeiro andar e a ouvidoria do SUS, no terceiro andar.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;