Setecidades Titulo Educação
Saresp será realizado nos dias 11 e 12 de novembro

Na região, 97,9 mil estudantes da rede estadual de ensino participam da avaliação

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
21/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 Nos dias 11 e 12 de novembro, cerca de 1,3 milhão de alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino farão as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). No Grande ABC, 97,9 mil estudantes participarão da avaliação.

 

Aplicada desde 1996, a prova produz diagnóstico da escolaridade básica. Neste ano, 800 mil estudantes das redes particulares Sesi e Centro Paula Souza também participam da avaliação, totalizando 2,1 milhões de inscritos.

 

Nesta edição, são avaliados os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química), além da redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Secretaria Estadual da Educação e também integram o cálculo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). As notas serão divulgadas no primeiro semestre de 2015.

 

Desde o ano passado, o Saresp foi ampliado também para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A adesão desse grupo foi possível graças à nova meta de alfabetização aos 7 anos – um ano a menos que o estipulado pelo País, que define a idade certa aos 8 anos. Hoje, no Estado de São Paulo, 95% das crianças até 7 anos sabem ler e escrever.

 

O Saresp é aberto também à participação das redes municipais e escolas particulares por meio de adesão. Serão 3.419 escolas da rede municipal, 39 particulares, 112 do Sesi e 190 do Centro Paula Souza, aumento de 7,2% em relação a 2013.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;