Cultura & Lazer Titulo
Gal Costa e Renato Teixeira fazem shows na região
Do Diário do Grande ABC
05/08/2006 | 08:47
Compartilhar notícia


A agenda musical deste fim de semana no Grande ABC conta com as visitas de dois nomes importantes da MPB: o cantor e compositor Renato Teixeira e a cantora Gal Costa.

Os concertos têm em comum o fato de serem gratuitos e promovidos longe dos palcos tradicionais de espetáculos de grande porte. Teixeira se apresenta no encerramento das atividades de hoje da Festa de Bom Jesus de Paranapiacaba, padroeiro da vila ferroviária de Santo André, às 20h.

A programação do evento, que termina neste domingo, às 19h, com a apresentação do grupo Violeiros de Santo André, conta ainda com outras manifestações da cultura popular, como folias de reis e dança catira, também conhecida como cateretê.

Caipira – Nascido em Santos, em 1945, Teixeira sempre se destacou, apesar da origem caiçara, como um dos compositores que souberam traduzir em letra de música os sentimentos de quem habita os rincões do Brasil.

Um de seus maiores êxitos é a canção Romaria (aquela do refrão “sou caipira, pirapora”) parceria com outro exímio trovador dos sertões: Almir Sater. Entre os sucessos da dupla, Um Violeiro Toca e Tocando em Frente.

Diva – A eterna diva tropicalista Gal Costa se apresenta neste domingo, a partir das 12h, no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano, acompanhada pela Orquestra Filarmônica da cidade.

O evento integra a programação de festividades do município, que completou 129 anos em 28 de julho. Segundo o maestro da Filarmônica e diretor da Fundação de Artes de São Caetano, Antônio Carlos Neves Pinto, a apresentação de Gal, “uma artista de primeira linha”, é uma maneira da Prefeitura homenagear os munícipes de forma sofisticada. “Ela é um ícone da cultura”, definiu Antônio Carlos.

No repertório do show estão previstos 13 clássicos da MPB, da lavra de medalhões como Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso e Dorival Caymmi. Entre os destaques, Chega de Saudade, Falsa Baiana, Camisa Amarela, Wave, Festa do Interior, Força Estranha, London, London e Baby. Esta última, escrita por Caetano Veloso e gravada pela primeira vez por Gal Costa em 1968, no disco-manifesto Tropicália ou Panis et Circenses, se tornou um dos maiores sucessos do movimento.

Atualmente, a intérprete faz turnê de divulgação do CD Hoje, lançado no ano passado pela gravadora Trama. O disco, produzido pelo pianista César Camargo Mariano, é composto por 14 faixas de compositores do circuito alternativo, entre eles Junio Barreto, Moisés Santana, Hilton Raw, Nuno Ramos e Tito Bahiense.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;