Cultura & Lazer Titulo
Morre o historiador alemão Joachim Fest, especialista em nazismo
Da AFP
12/09/2006 | 07:17
Compartilhar notícia


O historiador e jornalista alemão Joachim Fest, especialista em nazismo e autor de uma biografia referencial de Adolf Hitler, faleceu na segunda-feira aos 79 anos, informa o site do jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, para o qual trabalhava.

Nascido em uma família burguesa que não aderiu ao nacional-socialismo, Joachim Fest se transformou depois da Segunda Guerra Mundial no historiador especializado no III Reich de maior prestígio da Alemanha.

A biografia que escreveu sobre o ditador nazista, ‘Hitler’ (1973), lançada em dois volumes no Brasil, foi publicada em 20 idiomas. Seu relato ‘No Bunker de Hitler’ (2002) serviu de base para o roteiro do longa-metragem ‘A Queda!’ (2004), grande sucesso comercial que retrata os últimos dias da vida do ditador e foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro.

Um relato autobiográfico sobre sua infância e adolescência, com o título ‘Ich nicht’ (‘Eu não’), no qual traça um retrato elogioso de sua família, chegará às livrarias alemãs no dia 22 de setembro. Nas últimas semanas, vários meios de comunicação da Alemanha compararam Joachim Fest, autor de direita jamais comprometido com o nazismo, a Günter Grass, o escritor de esquerda que revelou no mês passado ter sido membro das Waffen-SS, o corpo de elite nazista.

Pai de dois filhos, entre eles Alexander Fest, diretor da editora Rohwolt, Joachim Fest também é autor de livros sobre a resistência alemã e de uma biografia de Albert Speer, ministro do Armamento e arquiteto particular de Hitler.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;