Automóveis Titulo Economia que é luxo
Economia que é um luxo

NX300 é o SUV premium da Lexus; tem consumo de popular e abusa do requinte e potência

Nilton Valentim
22/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Quem foi que disse que todo SUV tem de ser gastão e, consequentemente, poluir o meio ambiente? O NX300, da Lexus, mostra que é possível unir espaço, potência e luxo com tecnologia limpa e baixo consumo. Faz 12,3 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Ele ‘bebe’ menos nas ruas porque trata-se de um híbrido e, em trânsito urbano, o motor elétrico é mais acionado para complementar a atuação do que é movido a combustão, gerando gasto menor.

No quesito emissões, o modelo feito no Japão pela divisão de luxo da Toyota, está alinhado com a política da empresa, que recebeu o nome de Desafio Ambiental 2050, cujo objetivo é produzir e vender veículos com poluição zero.

Tudo isso é interessante, entretanto, o que importa é saber como o carro se comporta no dia a dia, e se vale o investimento. A versão Dynamic custa R$ 219.990. A Luxury, R$ 229.990, e a FSport sai por R$ 249.990.

No test drive realizado pela equipe do Diário, o carro foi utilizado somente em trechos urbanos, com direito a asfalto bom, ruas esburacadas e ladeiras, ou seja, representou bem a rotina do morador da região. Só faltou mesmo atravessar áreas alagadas, pois o experimento ocorreu antes da chuvarada que castigou a região nos últimos dias.

Saiu-se bem. O sistema combina um motor a gasolina de 2.5L de quatro cilindros 16V e um elétrico. Em movimento, varia a potência entre o motor a gasolina e o elétrico, alternando ou combinando os dois, conforme for necessário. Assim, se individualmente o propulsor a combustão tem 155 cv e o elétrico 143 cv, juntos eles entregam 194 cv.

Outro ponto a ser destacado é o silêncio. Ao acionar o botão de ignição não se ouve som algum. O sinal de que o motorista deve colocar o câmbio no drive e sair é acendimento dos instrumentos do painel.

No interior, um luxo só. Sobra revestimentos em couro e instrumentos. Mas duas coisas chamam atenção. Uma é o joystick sensível ao toque para acionamento das funções, como controle do ar, som e informações da central multimídia. A segunda é a ausência de barulho externo.

O NX 300 chegou ao Brasil em 2018 e tornou-se o modelo da Lexus mais vendido no País. O carro vem equipado com rodas de 18 polegadas em todas as versões. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;