Política Titulo Eleição
Doria vence prévias do PSDB e disputará governo do Estado

Prefeito da Capital obteve 11.993 votos, ou 80% dos sufrágios válidos; pela manhã, visitou diretório do partido em São Bernardo

Vinicius Castelli
19/03/2018 | 07:05
Compartilhar notícia


O prefeito da Capital, João Doria, venceu, ontem, em primeiro turno, as prévias do PSDB estadual com 11.993 votos, ou 80% dos sufrágios válidos, e vai disputar o governo de São Paulo pela sigla. Na região, a adesão dos militantes tucanos à candidatura de Doria foi ainda maior – ele recebeu 97% dos votos em Santo André, 95% em São Bernardo e 80% em São Caetano.

Embora a conquista do direito de Doria de disputar o governo do Estado pelo PSDB já fosse esperada pelo grupo que apoia o tucano, o resultado expressivo causou surpresa, destaca o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando. “A gente estava bem otimista, mas o número surpreendeu. Pela manhã até cheguei a falar que esperava 70% dos votos. Isso mostra que o militante do PSDB confia no projeto do Doria.”

Morando se refere à projeção feita na manhã de ontem, quando recebeu a visita de Doria no diretório do PSDB em São Bernardo. “Não faria sentido não ter vindo aqui. Fiz questão. Orlando Morando eu conheço e respeito”, exaltou Doria. “Quis vir à terra do (ex-presidente Luis Inácio) Lula (da Silva), desse sem-vergonha, desse safado, para mostrar que o povo brasileiro sabe escolher, sabe fazer sua opção. E continuará a fazer. Não adianta gritar nem me censurar”, completou o tucano.

DEMOCRACIA

Foi a primeira vez, desde a fundação do partido, que houve prévias para definir candidato a governador do Estado. O cenário, conforme Morando, demonstra a democracia dentro da sigla. “Tira-se o carimbo de que as decisões são tomadas por caciques a portas fechadas. O militante do PSDB tem de ser ouvido”, ressalta.

A vitória no primeiro turno veio mesmo sem o apoio formal do governador Geraldo Alckmin, que, diferentemente de 2016, quando pediu votos a Doria, agora se manteve neutro na disputa e não participou da festa à noite no diretório estadual da sigla. O resultado faz do vice, Bruno Covas, o novo prefeito da Capital a partir de 7 de abril. Um dia antes, Doria vai renunciar ao cargo, com 15 meses de gestão.

Ao comentar sobre a futura campanha, Doria falou que pretende manter o legado e a grandeza de Alckmin à frente do governo do Estado e afirmou que vai ajudar o governador a virar presidente. O palanque do tucano, porém, não será o único governista. O vice governador e candidato à reeleição, Márcio França (PSB), também disputa o apoio de Alckmin e planeja fazer de sua campanha extensão do governo, do qual faz parte desde 2015.

O deputado federal Floriano Pesaro (7,35%) e o cientista político Luiz Felipe d’Ávila (6,63%) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. O suplente de senador José Aníbal (6%) foi o último colocado.

(com Estadão Conteúdo) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;