Memória Titulo Memória
O adeus do craque de São Bernardo
Por Ademir Medici
13/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Elzo começou a jogar futebol em São Bernardo. Foi do juvenil do Esporte Clube São Bernardo na primeira metade da década de 1940, o Juvenil do técnico Dario Bechara.

Bom de bola, Elzo fez carreira no profissionalismo e defendeu equipes como a dos aspirantes do Corinthians Paulista, São Caetano EC, Ipiranga (ao lado de Elio Bernardi, depois prefeito de Mauá), Palmeiras e, por empréstimo, Santos FC.

CARREIRA

Ainda aspirante, em 1947, aos 18 anos, Elzo fez um jogo entre os profissionais do Corinthians Paulista, substituindo a Baltazar, o Cabecinha de Ouro.

Atuou como titular absoluto do São Caetano EC, de 1948 a 1951. Enverga a faixa de campeão da Quinta Série da Segunda Divisão de Profissionais, em 1950.

Pelo Palmeiras, fez 78 jogos entre 1954 e 1956, com 41 vitórias, 14 empates, 23 derrotas e 22 gols.

Um craque! Um artilheiro! E uma carreira interrompida em 1957 por problemas nos meniscos. Elzo tinha apenas 28 anos.

Nota – As informações do trabalho de Elzo no Corinthians e no Palmeiras estão perpetuadas nos livros do jornalista Celso Unselte, Almanaque do Timão e Almanaque do Verdão.

DUAS SELEÇÕES

Esta página Memória publicou, na edição de 16 de maio de 1997, o trabalho do esportista Nelson Joaquim Rodrigues, que escalou seleções de futebol com os principais jogadores do Grande ABC nos 50 anos anteriores. Elzo aparece em duas seleções:

São Bernardo – Nascimento, Osvaldo e Claudio Takeshita; Salun, Peixe e Zanini; Souza, Ricieri, Branca, Piola e Elzo Lazzuri.


São Caetano – Zinho, Dati e Mosca; Alan, Sidnei e Nilo; Andó, Valter Marciano (que jogou no Valência da Espanha), Oswaldo II (veio do São Paulo FC), Wilson Apolonio e Elzo Lazzuri.

SÃO BERNARDO

Elzo Lazzuri era filho de Olivério Lazzuri e Angelina Borali Lazzuri. Estudou na escola da professora Hermínia Paggi, na Rua Santa Filomena, Centro de São Bernardo. Trabalhou no comércio local, como a loja de armarinhos do pai e o armazém do tio Ítalo Lazzuri.

Viúvo de Antonia Cantarelli Lazzuri. Residia no Jardim Irajá, em São Bernardo. Deixa os filhos Marcelo, Roberto e Marcos. Seu corpo foi levado ao Crematório do Jardim da Colina, em</CW> São Bernardo.

Diário há 30 anos

Domingo, 13 de março de 1988 – ano 30, edição 6700

Manchete – Funcionalismo público federal vai receber com atraso</CF>

Santo André – (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André) apresenta a 11ª Feira da Fraternidade, a ser realizada em maio.

Comportamento – Os stakistas da região têm novo espaço para a prática do esporte, a pista semiprofissional, tipo half, do Shopping Mappin ABC.

Em 13 de março de...

1918 –  A Associação Atlética São Bernardo, com sede na vila homônima – hoje Centro de São Bernardo ‘do Campo’ – começa a publicar, nos jornais de São Paulo, convite para que associações congêneres do Estado de São Paulo iniciem relações de amizade com ela. Do anúncio: “(...) mandar o respectivo endereço à AASB, Villa”.

A guerra aérea. Do noticiário do Estadão: os ataques aéreos a Paris e Nápoles.

O Brasil na guerra: Oscar Teffé, ministro brasileiro no México, é indicado o representante do Brasil no Serviço de Censura Internacional. Cada país aliado deveria indicar um censor.

1963 – Prefeito Clovis Sidney Thon cria as primeiras secretarias municipais de Santo André.

1973 – O prefeito de Ribeirão Pires, Valdírio Prisco, oferece terreno na Vila Sortino para a construção do prédio do Fórum Judicial.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 13 de março:

Em São Paulo, Sarapuí. Criado pela lei provincial número 11, de 13 de março de 1872, quando se desmembra de Itapetininga. Extinto em 1931, é recriado em 1937. Seu nome significa ‘Rio do peixe-espada’. 

No Mato Grosso, Barão de Melgaço

Na Bahia, Cachoeira e Santo Amaro

No Rio de Janeiro, Carapebus

No Ceará, Chorozinho

Em Minas Gerais, Marilac

No Amazonas, Santo Antônio do Içá

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Eufrásia

Nicéforo, o patriarca de Constantinopla

Marianela García Villas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;