Setecidades Titulo Revitalização
Sabina passa por revitalização e reabre as portas para o público

Após cinco meses fechado por problemas estruturais, local já pode receber visitantes

Por Vanessa Soares Oliveira
10/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Santo André comemorou 464 anos e, de presente, ganhou a reabertura da Sabina Escola Parque do Conhecimento, após cinco meses de portas fechadas. O local está apto a receber o público desde ontem. Entre as principais mudanças, está o novo acesso, dentro da área verde do Parque Central. A medida vai ao encontro do projeto da atual gestão de integrar os dois endereços.

O prefeito Paulo Serra (PSDB) reafirmou sua satisfação ao poder entregar para a população esta “simbólica” atração de Santo André. “A reabertura da Sabina, para nós, é motivo de muita alegria”, declarou. Com exceção da Escola Pública de Trânsito, composta por cidade cenográfica que simula o sistema viário do município, os outros espaços estão em funcionamento. Segundo Ericka Springmann, coordenadora da Sabina, a revitalização desta atração continua a todo vapor e a expectativa é de que possa ser reaberta em maio.

Também estão disponíveis atrações como Pinguinário, Serpentário, Aquário Marinho, Paleontologia com réplicas de dinossauros e fósseis; Periscópio, Topógrafo, equipamentos de magnetismo e eletromagnetismo. Está na lista das atrações que foram modernizadas, o Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler. Considerado o mais moderno da América Latina, tem capacidade para 230 visitantes. A programação inclui duas apresentações por dia aos fins de semana, umas às 11h, voltada para o público infantil, e outra às 15h, direcionada para os amantes de astronomia.

Todas as estações da Sabina estão com monitores provisórios. De acordo com a coordenadora, eles são estagiários da Prefeitura e ficarão na função por três meses, até que a administração municipal finalize processo licitatório para contratar novo órgão responsável. A atual administração rompeu no início do ano o convênio com a UFABC (Universidade Federal do ABC).

IMPRESSÕES
Os visitantes que estiveram no espaço na manhã de ontem concordam que mudanças eram necessárias. O andreense Rogério Gomes, 49 anos, levou as sobrinhas de 8 e 10 anos para conferi-las. “Realocaram algumas coisas, o espaço está bem legal”, afirma. Reginaldo Sales Feitosa e Edna Leite Sales Feitosa, pais de Daniel, 6, e Aline, 3, de Ribeirão Pires, também gostaram do que viram. “Está tudo muito bonito e organizado”, observou Edna.

Durante a semana, as atividades são voltadas para as escolas que, a partir de hoje, podem agendar visita pelo telefone 4422-2000. Aos fins de semana e feriados, a Sabina fica aberta ao público, das 9h30 às 17h30. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 40 (inteira).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;