Setecidades Titulo Segurança
Polícia Civil prende estelionatário em Santo André
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
02/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Polícia Civil prendeu ontem à tarde Helder Damião dos Santos, 32 anos, que agia como estelionatário em Santo André. Ele anunciava veículos que não existiam em sites de classificados por preços abaixo do mercado.

A investigação feita pela Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) chegou até o local após denúncia anônima. Depois de diligências na divisa entre Santo André e São Paulo, próximo à comunidade Fazenda da Juta, a polícia conseguiu identificar a residência onde Santos morava com a mulher.

“Ele mantinha diversos perfis em sites como Mercado Livre e OLX. O modo operante era sempre parecido. Ele anunciava um carro ou moto por preço abaixo do mercado, alegando que precisava fazer a venda com urgência porque precisava mudar de cidade. Ao entrar em contato com o cliente, era pedido um sinal a ser depositado, quando eles eram enganados”, explicou o delegado titular Marcos Alexandre Cattani.

Foram encontrados na casa do suspeito R$ 2.000 em espécie, porém, a polícia afirmou que o valor dos golpes é maior, já que Santos atuava havia mais de um ano. O dinheiro era depositado em duas contas-correntes em nome de terceiros, os quais ainda não foram identificados se eram reais ou não. No momento em que foi preso em flagrante, Santos estava no computador, postando mais um anúncio nos sites citados.

Também foram apreendidos computador, que vai passar por perícia técnica, e quatro aparelhos celulares, utilizados para os golpes. “São aparelhos mais baratos, então acredito que ele realizava o descarte quando necessário e também trocava de chip”, contou o delegado.

Até a tarde de ontem, a Polícia tinha verificado que pelo menos dez pessoas em todo o Estado de São Paulo tinham sido vítimas do golpe. A investigação acredita que esse número deve crescer nos próximos dias. “Verificamos que ele estava agindo preferencialmente no Interior, em cidades como Ribeirão Preto, Sorocaba e Campinas”, contou.

Ao menos seis perfis falsos foram relacionados a Santos. Anotações com nomes e telefones estavam em um caderno. “Estamos relacionando anotações com as publicações. Contatamos cinco vítimas, que devem depor até sexta-feira (amanhã)”, afirmou o delegado.

Inicialmente, Santos foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, já que mantinha uma pistola 380 com numeração raspada e sem procedência. Ele foi levado para a cadeia pública de Santo André.

Segundo a Polícia Civil, ele já tinha passagem, tendo sido condenado e cumprido pena pelo crime de receptação.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;