Setecidades Titulo Clima
S.Bernardo alertará sobre riscos via SMS

Medida faz parte da Operação Guarda-Chuva, lançada ontem; Santo André já utiliza a tecnologia

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
02/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A partir deste mês, alertas sobre riscos de desastres naturais em São Bernardo passarão a ser emitidos via mensagens de texto para celular, o SMS. O objetivo é agilizar a comunicação entre a Defesa Civil e os moradores dos bairros com maiores possibilidades de ocorrências como deslizamentos de terra e enchentes. Desde o ano passado, a tecnologia já é utilizada em Santo André.

As mensagens serão transmitidas para os integrantes dos 13 Nupdecs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil) formados na cidade. No município vizinho, qualquer cidadão pode ter acesso aos alertas. Basta se cadastrar no site smscadastroalertadechuvasantoandre.blogspot.com.br.

Para o coordenador da Defesa Civil de São Bernardo, Luiz Antônio Costa, o aumento da rapidez do contato com as comunidades pode evitar tragédias. “Não adianta só a estrutura da Prefeitura saber quais são os riscos e onde eles estão instalados. Eles (moradores) têm de saber em que situação eles estão, a que tipo de riscos eles estão pré-dispostos. Isso é muito importante: buscar a percepção do risco e aprender alguma coisa sobre autoproteção. O que precisamos é a facilidade de mobilização, e o SMS vai nos ajudar bastante nesse sentido.”

OPERAÇÃO GUARDA-CHUVA

Foi lançada na tarde de ontem a Operação Guarda-Chuva para o verão 2014/2015, que reúne conjunto de medidas preventivas e emergenciais para proteger a população de eventuais transtornos causados pelas tempestades típicas da estação. As ações envolvem 11 secretarias municipais, além de órgãos como a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros e o Tiro de Guerra.

O secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, garante que as medidas preventivas já foram desenvolvidas ao longo de todo o ano. “Mensalmente, limpamos 7.000 bocas de lobo e varremos 15 mil quilômetros de ruas, o que ajuda a evitar enchentes. Além disso, há diversos empreendimentos na área de Habitação para atender os antigos moradores de áreas de risco. O PMRR (Plano Municipal de Redução de Riscos de São Bernardo) apontou necessidade de 59 obras emergenciais. Segundo a Prefeitura, 28 já foram concluídas e 12 estão em andamento.

Prefeitura finaliza no dia 15 balanço de casas em perigo

A Prefeitura de São Bernardo deverá apresentar no dia 15 o balanço atualizado sobre o número de moradias em áreas de risco na cidade. O último levantamento, de outubro do ano passado, contabilizou 2.005 famílias nessas condições no município. Desse total, a maioria (1.421) estava em locais com perigo de deslizamento de terra.

Apesar de ainda não contar com o relatório deste ano, a secretária municipal de Habitação, Tássia Regino, estima que o número de famílias em áreas de risco diminuiu em relação a 2013. Isso porque, segundo ela, todas as casas onde é constatado o perigo de grau 4 (iminente), são interditadas e demolidas imediatamente. “O que foi detectado já foi retirado. Então, certamente a quantidade será muito baixa.”

Segundo a titular da Pasta, a classificação do perigo pode ser alterada com o decorrer do tempo. “Tem casos em que a chuva faz evoluir a situação. Então, o que não era risco 4, pode passar a ser”, explica. O coordenador da Defesa Civil da cidade, Luiz Antônio da Costa, afirma que, em 2009, o município possuía 2.910 famílias em locais sujeitos a desastres naturais.

ENCHENTES

Além das obras emergenciais, o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, cita as obras do Projeto Drenar como mecanismos para evitar enchentes. O investimento em diversas intervenções é de R$ 636 milhões.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;