Política Titulo Expectativa
Paulo Serra oficializa veto ao aumento do IPTU

Paço de Santo André protocola na Casa projeto para suspender alta do tributo

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
02/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Dois dias após anunciar a suspensão do aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), encaminhou ontem para a Câmara o projeto de lei que oficializa o ato administrativo.

A expectativa é que o Legislativo andreense vote a matéria em duas sessões – uma extraordinária foi marcada – na próxima terça-feira.

De acordo com a mensagem do projeto, a suspensão será válida até dezembro deste ano e se dará por falhas detectadas no processo de emissão dos carnês. “Referida situação ensejou questionamentos quanto à base de cálculo do IPTU devido, tanto na esfera administrativa quanto judicial, o que levou o Poder Executivo a constituir comissão especial para revisão do IPTU de 2018, a qual foi composta por integrantes do Poder Executivo, Poder Legislativo e da sociedade civil”, destacou.

O texto menciona ainda que os estudos para atualização da PGV (Planta Genérica de Valores) foram feitos em 2015, na gestão do ex-prefeito Carlos Grana (PT) e quando a Região Metropolitana de São Paulo vivia “boom imobiliário”.

A iniciativa do Executivo cria também uma comissão extraordinária para a atualização da PGV, que terá o prazo de 120 dias, podendo ser prorrogada por igual período e deverá realizar audiências públicas para colher sugestões sobre o assunto.

O novo articulador político do Paço, o secretário de Meio Ambiente, Donizeti Pereira (PV), afirmou que fará reunião com os vereadores na segunda-feira para explicar o projeto de lei. “A nossa prioridade é essa matéria e vamos nos reunir para esclarecer todas as dúvidas. É um desejo de todos e o prefeito teve coragem de enviar ao Legislativo”, comentou.

Na visão do presidente da Câmara, Almir Cicote (PSB), o tema deve ser estudado por todos os parlamentares antes da votação. “Os vereadores terão essa preocupação, já que a intenção (do governo) é que os carnês sejam emitidos o quanto antes. Eu, particularmente, farei consulta a alguns técnicos para entender a proposta. É um reconhecimento do governo em explicar melhor os projetos”, reconheceu o socialista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;