Economia Titulo Tecnologia
Venda de itens de informática tem forte alta, apesar da crise
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
23/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O setor de equipamentos e programas de informática tem conseguido atravessar com fortes vendas esse período de crise global, que eclodiu no País em outubro do ano passado.

Uma das maiores distribuidoras de itens do segmento no País, a Agis, que tem filial em Santo André, projeta incremento de 15% no faturamento neste ano frente ao resultado do ano passado - percentual próximo do alcançado em 2008.

O ritmo acompanha o de todo o mercado de informática. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o varejo nessa área cresceu 15,3% de janeiro a maio frente a igual período do ano passado. É o maior nível de expansão, entre os ramos do comércio varejista.

O gerente comercial da filial da empresa no Grande ABC, Márcio Credi, assinala que a unidade, aberta há apenas um ano e meio, vem em ritmo acelerado: no segundo trimestre cresceu 22% em relação ao primeiro, e já representa 7% da receita global da companhia.

No primeiro semestre, a distribuidora comercializou na região 47 mil itens, para um total de 735 revendedores. O carro-chefe são monitores (11 mil vendidos no período), mas o leque de produtos é extenso, abrangendo computadores, impressoras, processadores, sotwares, acessórios etc.

EVENTO - A Agis realizou ontem um evento, no Hotel Plaza Mayor, em Santo André, que reuniu fabricantes e lojistas, para aproximar os elos da cadeia produtiva. LG, Microsoft e Intel foram algumas das empresas que colocaram estande no encontro.

Participante do evento, o gerente da rede varejista Nivalmix, de Santo André, Wagner Caetano, atesta que a procura dos consumidores por produtos de informática nas lojas da empresa se manteve em alta, apesar da crise. Ele calcula que as vendas cresceram de 10% a 15% no primeiro semestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;