Esportes Titulo Basquete
Janeth Arcain entra para o Hall da Fama, e deixa a Seleção

Ex-jogadora tem nome incluído nos imortais do basquete e revela que não dirige mais a sub-19

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
23/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Thales Stadler


Um dos principais nomes do basquete feminino do Brasil, Janeth Arcain terá seu nome incluído no Hall da Fama de Tennessee, nos Estados Unidos, um dos três que existem – os outros são na vizinha Naismith e em Madri, na Espanha. O anúncio foi feito sábado, no intervalo do Jogo das Estrelas da WNBA, em Phoenix. Ao mesmo tempo, porém, a ex-jogadora anunciou que rompeu com a CBB, onde ocupava o cargo de técnica da Seleção Brasileira Sub-19.

“Sabia da indicação há três semanas, mas eles pediram para manter a discrição. Fiquei assistindo ao Jogo das Estrelas sábado para ver a confirmação”, revelou Janeth. “É o maior reconhecimento que já recebi”, acrescentou a ex-jogadora.

Duas vezes medalhista olímpica – prata em Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000 – Janeth disputou as oito primeiras temporadas da WNBA, versão feminina da NBA e sagrou-se tetracampeã com o Houston Comets. Em 2011, ela foi eleita a MVP (jogadora mais valiosa da temporada) da competição.

“A inclusão no Hall da Fama é o reconhecimento por todo esse tempo no basquete, sempre atuando com muito respeito. Estou muito feliz e emocionada com essa indicação”, garantiu a ex-jogadora, que passou boa parte da carreira, sobretudo no fim dos anos 1990, defendendo o time de Santo André.

Apesar de homenageada, Janeth surpreendeu ao revelar que não é mais técnica da Seleção Brasileira Sub-19 e que irá concentrar seu trabalho no desenvolvimento de novos talentos no Instituto que leva seu nome, fundado em 2002 e localizado no Jardim Bela Vista, em Santo André. “Rompi com a CBB e vou focar meu trabalho, agora, ao meu instituto”, comentou, evitando dar mais detalhes da situação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;