Setecidades Titulo Segurança
GCMs de Santo André fazem mais um protesto e travam trânsito

Agentes reivindicam adequação do estatuto da categoria, criado em 1992

Por Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
15/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Pela segunda semana consecutiva, integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André e seguranças patrimoniais protestaram por um novo estatuto para a categoria e interromperam o trânsito no Paço, na tarde de ontem, véspera do feriado da Proclamação da República.

Cerca de 100 manifestantes interditaram trechos no entorno do Paço, dificultando também a circulação do trólebus por cerca de uma hora e meia. O grupo foi acompanhado por carros do DST (Departamento de Segurança de Trânsito).

“Nosso estatuto é de 1992 e está defasado há mais de 20 anos. Queremos adequá-lo à nossa realidade, com plano de cargos e carreiras e tabelas salariais”, disse José Pedro da Silva, um dos líderes do protesto.

No início deste mês, os agentes recusaram a proposta da administração de aumento de 5% (de 25% para 30%) para o bônus por risco de vida dos servidores, que, de acordo com a categoria, é o percentual obrigatório por lei federal, e 42 bolsas de graduação para um efetivo de 800 funcionários.

Após a passeata, os agentes participaram da sessão da Câmara, onde apresentaram e-mail de funcionário da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito que coagiria os dirigentes a alterar de posto os guardas motoristas que se recusassem a dirigir. O texto afirma ainda que funcionários que estiverem em hora extra e se recusarem a trabalhar devem ser dispensados do plantão. O comunicado teria sido enviado no dia 11.

O secretário responsável pela Pasta, José Luís Navarro, afirmou desconhecer o teor do e-mail. Assembleia da categoria está marcada para o dia 19.
(colaborou Fábio Martins)
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;