Internacional Titulo
Israel bombardeia Líbano para garantir retirada das tropas
Do Diário do Grande ABC
23/05/2000 | 12:13
Compartilhar notícia


A aviaçao do exército israelense realizou nesta terça-feira mais de 25 ataques aéreos e disparou cerca de 250 obuses para liberar um grupo de sua infantaria isolado em sua posiçao junto à zona ocupada no Sul do Líbano, informou a polícia.

Os caça-bombardeiros israelenses dispararam mais de 50 mísseis ar-terra nas proximidades da posiçao de seus soldados entrincheirados em Tallet Zaghé, uma colina junto ao setor Oriental da zona ocupada.

Os ataques dirigiram-se especialmente contra três pontes que unem a zona ocupada às localidades de Mimes e Zemraya, fora desse setor, precisaram as fontes policiais.

O primeiro-ministro israelense Ehud Barak afirmou nesta terça-feira que a retirada de Israel do sul do Líbano terminará em alguns dias. "Essa tragédia, que já durava 18 anos, acabou", disse ele na rádio do exército. A data marcada para a conclusao da retirada era 7 de julho.

``Recuaremos da fronteira internacional em alguns dias', afirmou o premiê israelense Ehud Barak, à saída de uma reuniao de seu gabinete de segurança. ``A retirada poderá tomar alguns dias, mas mesmo que leve dez, saberemos como nos retirar da fronteira internacional', insistiu Barak.

Enquanto as tropas israelenses intensificavam sua retirada, o exército enviava tropas e tanques ao norte para defender israelenses de possíveis ataques das guerrilhas libanesas.

Segundo informaçoes da BBC, após o anúncio do governo israelense, a milícia do Exército do Sul do Líbano (ESL), apoiada por Israel, começou a se desmantelar, entregando áreas próximas à fronteira de Israel para os guerrilheiros do grupo Hezbollah.

Três quartos das tropas já se retiraram, de acordo com fontes oficiais do Exército israelense.

Guerrilheiros libaneses e simpatizantes civis entraram nesta terça na área de ocupaçao israelense em Bint Jbeil.

Pouco depois da saída dos soldados israelenses, multidoes de civis e guerrilheiros apareceram agitando bandeiras do Hezbollah e do Hamas, os principais grupos guerrilheiros xiitas. A base de Bint Jbeil é a segunda que os israelenses abandonam desde domingo. O Exército do Sul do Líbano, uma milícia aliada de Israel, deixou suas posiçoes em vários setores do enclave, enquanto guerrilheiros xiitas e seus simpatizantes tomavam as áreas dominadas durante duas décadas. Seis civis morreram ontem vítimas da violência na regiao.

O colapso de um setor-chave da linha de frente poe os xiitas na fronteira com Israel, um mês e meio antes do prazo fixado pelo governo de Jerusalém para sua retirada do sul do Líbano.

Em resposta às críticas sobre a retirada, que adquire ares de debandada após o colapso da milícia aliada de Israel, o Exército do Sul do Líbano (ELS), Barak disse, em outra entrevista, que ``se verá que o governo se portou como devia para que nossos filhos voltem saos e salvos para casa, e para pôr fim a esta tragédia'.

A bordo de veículos blindados, tanques e jipes, os soldados voltaram ao território israelense pela passagem da fronteira próxima à localidade de Metulah. Muitos cantavam, dançavam e agitavam seus fuzis no ar. Outros falavam com suas famílias pelos telefones celulares.

O primeiro grupo de cerca de 600 soldados atravessou o setor central da zona próxima ao kibbutz (fazenda cooperativada) de Baram pouco antes das 02h locais (20h de segunda-feira, em Brasília), mas a censura militar proibiu qualquer informe sobre movimentos de tropas durante as cinco horas seguintes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;