Memória Titulo
Uma tarefa, fazer o mapa do seu bairro
Por Ademir Medici
11/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC é rico em cartografia. Nossas prefeituras preservam mapas de várias épocas. Os Cadastros Fiscais Municipais não só guardam plantas e mapas como já se preocupam com a sua reprodução eletrônica.

Claro, muito se perdeu. Um loteamento, por exemplo, um conjunto habitacional, uma obra pública, estas construções exigem dos interessados várias cópias cartográficas, muitas vezes arquivadas num único documento. Documento extraviado, lá se vai a memória de um pedaço da nossa história.

Um caso: Vila Dayse, no bairro Anchieta, em São Bernardo: o processo do loteamento se perdeu. E agora, como saber quem foi Dayse?

Vizinha à Vila Dayse está a Vila Marlene, cuja documentação foi preservada. De tal maneira que, ano passado, Memória conseguiu até mesmo chegar à madrinha Marlene, uma gentil senhorinha que reside em São José dos Campos e cujo pai a homenageou quando da abertura de um novo loteamento em São Bernardo.

Bem, essa documentação oficial em forma de plantas e mapas é uma coisa. E o mapa da memória oral?

Na construção da memória, o pesquisador pode encomendar a elaboração de um mapa ou planta pelo entrevistado acerca do universo do seu bairro, por exemplo.

Nossas casas de memória fazem isso regularmente, com bons resultados. Não é necessário que seja um mapa com escala. Basta um desenho rudimentar que muitas vezes substitui a foto que não existe ou que se extraviou.

Um modelo fantástico foi o mapa de São Caetano de 1910 desenhado pelo saudoso Casério Veronesi, a pedido da professora Sonia Xavier, então diretora do Museu Municipal. Quantas boas informações aquele mapa do Sr. Casério deixou às novas gerações. Qual útil o é.

AMANHÃ

Por que não uma maquete?

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 11 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6544

Manchete – Caixa reabre financiamentos a imóveis usados

São Caetano – Daee vai começar alargamento do Ribeirão dos Meninos.

Via Anchieta – Favelados às margens da rodovia estão ameaçados por oleodutor.

Educação – Associação de Pais e Mestres da rede municipal de São Bernardo comemora dez anos.

Cultura & Lazer – A dupla personalidade de Costinha. Reportagem: Rosa Baptistella.

Polícia – Professor de Utinga acusado de assassinar ex-aluno.

Em 11 de Setembro de...

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: na Rússia, o general Korniloff é destituído do comando do Exército como chefe de uma conspiração. Preso o príncipel Lvoff. O Conselho dos Operários e Soldados apoia o governo.

1972 – Assaltada a agência do Bamerindus, em São Caetano. Três homens levam 100 mil cruzeiros.

Hoje

Dia do Árbitro Esportivo

Dia Nacional do Cerrado

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 11 de setembro:

Em Pernambuco, Agrestina, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Cabrobó, Carpina, Catende, Custódia, Flores, Jurema, Lagoa dos Gatos, Macaparana, Maraial, Moreno, Orobó, Ribeirão, São Caitano, São Joaquim do Monte, Serrita, Surubim, Vertentes e Vicência

No Espírito Santo, Ibiraçu

Em Santa Catarina, Irani e Jaborá

Em São Paulo, Itapuí e Marabá Paulista

Em Minas Gerais, Itaú de Minas

No Ceará, Jaguaruana

No Mato Grosso, Jangada

Fonte: IBGE

Santos do Dia

João Gabriel Perboyre (França, 1802 – China, 11-9-1840). Padre. Professor e diretor nos seminários vicentinos de Paris. Seu desejo era ser um missionário na China. Depois de várias tentativas, conseguiu chegar à China. Viveu disfarçado, pois a presença de estrangeiros era proibida por lei. Acabou denunciado, preso e estrangulado.

Didimo

Diomedes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;