Nacional Titulo
Petrobras diz que rios Barigüi e Iguaçu estao livres da mancha de óleo
Por Do Diário do Grande ABC
23/07/2000 | 18:26
Compartilhar notícia


As águas dos rios Barigüi e Iguaçu estao livres da concentraçao de óleo da Refinaria Presidente Getúlio Vargas. A afirmaçao foi divulgada neste domingo em entrevista, em Araucária-PR, e consta de um documento assinado por Luiz E. Valente Moreira, superintendente da Repar e Luis Borges Vieira, coordenador da Defesa Civil do Paraná. Eles afirmam no documento que, ao longo dos 44 quilômetros que separam a refinaria de um ponto próximo ao município de Balsa Nova, restam hoje, menos de 20 mil litros de óleo, na forma de um filme que será contido por barreiras absorventes.

Técnicos da Petrobras e do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) temiam que as chuvas, que começaram na madrugada de sábado no Paraná, fizessem com que o óleo retido na Refinaria (cerca de 680 mil litros) voltasse a contaminar os rios, o que nao aconteceu. Os técnicos declararam, na tarde de hoje, que "a chuva ajudou a soltar pequenas manchas de óleo depositadas nas margens, e fez também com que o óleo vazado dentro do terreno da refinaria emergisse, favorecendo o trabalho de sucçao".

Dos quatro milhoes de litros de óleo vazados há uma semana, dois milhoes e 500 mil já haviam sido recolhidos até a manha deste domingo. Os técnicos da Petrobras calculam que cerca de 20% do óleo tenha evaporado, o que corresponde a 800 mil litros, restando ainda 700 mil litros para serem recolhidos. Eles garantem que o óleo remanescente está concentrado quase que totalmente na área interna da refinaria, onde ficaram cerca de dois terços do total vazado há uma semana.

A previsao da Defesa Civil e da Petrobras é de que a limpeza dos rios seja concluída até quarta-feira, e que até o dia 30, todo o óleo recuperável da área interna da refinaria tenha sido retirado.

Na madrugada deste domingo a Petrobras e a Defesa Civil, com o apoio do Exército, concluíram a construçao de um dique de concreto e chapas de aço antes da boca do rio Barigüi e eliminaram definitivamente o risco da passagem do óleo para o rio, mesmo com chuvas fortes. A Petrobras concluiu a construçao de três diques na área interna da refinaria para reforçar a segurança no movimento do óleo derramado.

Até a manha deste domingo, já foram recolhidos um total de 96 animais, que vêm apresentando uma taxa de sobrevivência de 56%. Equipes de especialistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade do Rio Grande, juntamente com especialistas em recuperaçao de animais atingidos por óleo, trabalham 24 horas por dia no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;