Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
As telhas que vieram do Sacoman

Elas cobriram a Tecelagem Villa de São Bernardo, de Italo Setti, no começo do século XX,e foram identificadas um século depois por Vicente D’Angelo, neto do fundador

Por Ademir Medici
04/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O pesquisador Vicente D’Angelo preserva uma coleção de tijolos de barro que ele próprio localizou sempre que uma antiga construção de São Bernardo vinha ao chão. Uma tarefa que teve no historiador Attilio Pessotti, da mesma cidade de São Bernardo, um precursor.

Pessotti repassou seus achados à antiga Sala São Bernardo, semente da atual Seção de Pesquisa e Memória. D’Angelo guarda a sua coleção de tijolos em casa, no aguardo de que um museu seja criado e se interesse por eles.
<EM>Attilio Pessotti chegou a recuperar pedaço de parede em taipa, do século XIX, anterior à era dos tijolos de barro; D’Angelo acaba de descobrir uma nova raridade: telhas que trazem a inscrição, em alto relevo, ‘Sacoman Freres – Cerâmica Ypiranga’, acompanhada do desenho de uma âncora.

Essas telhas cobriram o telhado do primeiro pavilhão da extinta Tecelagem Villa de São Bernardo, fundada em 1910 por Italo Setti, avô de Vicente D’Angelo. O telhado centenário precisava de reforma. Ao iniciar o trabalho, veio a constatação.

São telhas de ótima qualidade. Estão muito bem conservadas. Há anos deixaram de ser fabricadas.

SACOMAN FRERES.
ELES VIERAM DA FRANÇA
E VIRARAM NOME DE BAIRRO


Eram três irmãos: Antoine, Henry e Ernest Sacoman. Naturais de Marseille. Chegaram ao Brasil por volta de 1890.

No início, importavam e revendiam telhas. Num segundo momento, eles descobriram na Paragem Moinho Velho, no bairro do Ipiranga, uma argila de boa qualidade, similar à importada da França. Na década de 1910, os três irmãos fundaram a sua fábrica de telhas própria. Um sucesso.

A Sacoman Freres forneceu telhas para edificações importantes como o Palácio do Governo no Pátio do Colégio, setores da Estação Luz e armazém da Companhia Paulista de Estrada de Ferro em Campinas.

Em 1921, com a morte de Antoine, seus dois irmãos, Henry e Ernest, resolveram retornar para a Europa. A empresa foi vendida para um antigo funcionário, Antonio Paschoalino Samarone, que a manteve funcionando até 1950.

E EM 2019...

Há muitos anos o antigo pavilhão da Tecelagem Villa de São Bernardo deixou de servir à sua função inicial. Quando na ativa, empregou muita gente de São Bernardo, com destaque para a mão de obra feminina.

Fechada a fábrica, as instalações tiveram outras finalidades. Hoje servem a uma revenda de veículos, com acesso pela Avenida Faria Lima e Rua Jurubatuba.

O fundador, Ítalo Setti, teve casarão próximo à fábrica, onde foi fundado, em 1949, o Hospital São Bernardo, hoje localizado na Avenida Lucas Nogueira Garcêz.

Diário há 30 anos

Domingo, 4 de junho de 1989 – ano 32, edição 7083

Manchete – Mauricio (Soares) decreta calamidade pública. O prefeito de São Bernardo diz que tomou a decisão devido à greve dos ônibus; em Mauá já houve acordo.
Diarinho – Os 17 anos do suplemento infantil do Diário, com festa no Parque Chico Mendes, o antigo Estoril, em São Bernardo.
 

Em 4 de junho de...

1919 – Escola Remington, comemorando o quinto aniversário, realizou um concurso de datilografia entre ex-alunos. Em primeiro lugar ficou Nicanor Gloria. Ele conseguiu datilografar 45 palavras por minuto, usando os dez dedos e sem olhar para o teclado.
Internacional
Do noticiário do Estadão: a resposta dos aliados às contrapropostas da Alemanha
Do noticiário do Correio Paulistano: foi encontrado o corpo da ativista e revolucionária polaco-alemã Rosa Luxemburgo.

“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” (Rosa Luxemburgo).
1944 – Lançada a pedra fundamental da nova igreja de Mauá, pelo padre Antonio Negri, onde está a sede da Matriz da Imaculada Conceição.
1974 – Prefeitura de Ribeirão Pires abre concorrência pública para a demolição do Morro de Santo Antonio, no Centro.
- Farmácia São Paulo, do Ipiranguinha, manterá plantão permanente, de acordo com convênio mantido com a Prefeitura.
- Trabalhadores do setor têxtil da Rhodia conquistam 8% de aumento.
 

Hoje

- Dia Mundial Contra a Agressão Infantil
- Dia do Engenheiro Agrimensor

Santos do Dia

- São Francisco Caracciolo (Itália, 1563-1608). Fundador da instituição dos clérigos regulares menores. Canonizado em 1807. Copadroeiro de Nápoles.
- Daciano
- Saturnina

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 4 de junho:

- Em São Paulo, Porangaba. Elevado a município em 1927, quando se separa de Tatuí
- Na Paraíba, Cabaceiras
- Em Minas Gerais, Cristais
- No Ceará, Ererê e Quiterianópolis
- Em Pernambuco, Joaquim Nabuco
- No Rio Grande do Sul, Seberi
Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.