Economia Titulo Memória
Acisa celebra 75 anos com livro da entidade

Foi a primeira associação comercial do Grande ABC; hoje conta com 4.000 asssociados

Leone Farias
do Diário do Grande ABC
22/06/2013 | 07:14
Compartilhar notícia


Representar os empresários de Santo André e auxiliar na interlocução com autoridades e outras instituições para resolução de problemas das empresas e da sociedade civil do município: essas funções estão no DNA da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) desde que foi fundada, em 1938.

Essa constatação poderá ser observada no livro sobre os 75 anos da Acisa, escrito pelo memorialista e colunista do Diário Ademir Medici. A publicação será lançada na segunda-feira (dia 24), durante evento de celebração do aniversário da entidade e que também contará com a solenidade de entrega do 2º Prêmio Mulheres Empreendedoras. Será às 19h no Teatro Municipal da cidade.

Medici faz uma reconstituição do cenário econômico no início do século 20 e relata que essa foi a primeira associação comercial a ser criada no Grande ABC. Em 1938, quando surgiu, em plena ditadura de Getúlio Vargas, as demandas da sociedade – por exemplo, quando os moradores queriam a construção de uma escola – passavam pela instituição, que servia de ponte com o poder público. Esse papel, de interlocução, tem se mantido, segundo o presidente da Acisa, Evenson Robles Dotto. A entidade tem trabalho de visita aos núcleos comerciais de bairro, que são importantes, segundo Dotto, para se aproximar dos empresários locais e ouvir deles os problemas relacionados à infraestrutura do município (por exemplo, falta de vagas de estacionamento, de iluminação, trânsito congestionado etc) para buscar respostas das autoridades.

Além disso, a associação, que conta com 4.000 associados e movimenta R$ 4 milhões de receita anual, realiza diversas atividades: oferece consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), conta com escritório regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), faz a emissão de certificação digital e de certificados de origem para os exportadores, entre outras ações.

PRÊMIO - Organizado pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Acisa, o prêmio para as empresárias que se destacaram foi criado como forma de valorizar o empreendedorismo feminino e seu papel na economia do município. Os cases foram analisados por uma comissão julgadora, formada por representantes da subsecção de Santo André da OAB, Fundação Santo André e Universidade Anhanguera.

Na primeira edição, as vencedoras foram Lina Soares, proprietária do Restaurante Alfarre; Gisele Smith, do Grupo Vida, Amor e Riso, e Tereza Vieira de Carvalho, diretora do Centro Educacional Etip.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;