Economia Titulo
Desbloqueio pode encarecer celulares
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
20/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de liberar o desbloqueio dos aparelhos celulares sem cobrança de multa deve impactar nos preços dos telefones pré-pagos. Segundo a Teleco, consultoria da área de Telecomunicações, as operadoras vão diminuir o subsídio no pagamento dos aparelhos, o que hoje torna preços mais acessíveis.

"Existe uma tendência de diminuir o subsídio, mas quanto será o impacto causado por isso ou se ele (o subsídio) será eliminado totalmente, dependerá de como operadoras verão processo e do comportamento do consumidor", avalia Eduardo Tude, presidente da Teleco.

Atualmente, as operadoras atraem clientes pelas promoções e também pelos descontos nos aparelhos. Sem qualquer garantia da manutenção desses consumidores, o presidente avalia que os valores deverão ser revistos. "Poderemos sentir isso melhor daqui a dois meses. O Dia das Mães é uma data onde as operadoras apostam nas promoções e descontos. Se essa nova norma interferir nos ganhos, é nesse feriado que sentiremos isso", aponta ele.

Tude afirma ainda que Claro e Vivo serão as empresas que mais sentirão a mudança. "Como são operadoras mundiais, têm grandes contratos para compra de aparelhos. Elas pagam menos e, com isso, oferecem preços mais competitivos. Veremos como elas se comportarão a partir de agora", declara.

Hoje, no caso da Vivo, o cliente opta entre comprar o aparelho bloqueado, com o subsídio, ou desbloqueado, sem o desconto. Mas quando o consumidor pede para desbloquear o aparelho, é obrigado a pagar a diferença de valores.

Procuradas, as empresas alertaram que sem verificar a totalidade da nova súmula e suas modificações sobre o desbloqueio de aparelhos, qualquer manifestação sobre o assunto resume-se a "puro achismo". Em nota, elas completam que preferem, "aguardar a publicação da súmula da Anatel sobre o desbloqueio de aparelhos e, somente após análise do documento, devem se pronunciar".

A coordenadora do Procon de Diadema, Maria Aparecida Tijiwa, afirma que caso optem pela alteração dos valores , as empresas estarão desrespeitando a decisão da Anatel. "Eles estão se preparando para a queda de braço. Só que na medida que comprovarmos que o lucro é excessivo e que é possível cobrar mais barato pela tecnologia, perderão. Podem falar o que quiser, mas terão de comprovar o porquê do alto custo", diz.

As operadoras TIM e Oi foram as únicas a dizer que são favoráveis a medida. Em nota a TIM avaliou que "realiza o desbloqueio gratuito de celulares dos atuais clientes, mediante a apresentação de nota fiscal" e reforça que "segue as determinações da Anatel".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;