Cultura & Lazer Titulo
Fotojornalismo ganha retrospectiva
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
03/06/2001 | 17:13
Compartilhar notícia


Um panorama visual de acontecimentos que marcaram o ano passado é registrado em Foto-Retrospectiva 2000, livro que será lançado às 20h desta segunda no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, em evento aberto ao público. Na ocasião também acontece a abertura da exposição de parte das fotografias que integram a publicação. A mostra tem entrada franca.

Entre as 120 imagens da obra, há trabalhos de três fotógrafos do Diário. Nário Barbosa apresenta fotografia de um asilo em São Caetano. Orlando Filho mostra a imagem do presidente do Vasco, Eurico Miranda, no momento do desastre acontecido no Estádio de São Januário, no Rio. Estas duas integram a mostra, que conta com 50 ampliações no formato 50cm x 70cm. Já André Henriques registrou rebelião de menores na cadeia Dacar-7, em Santo André.

Outros profissionais também captaram imagens referentes à região. Roberto Setton fotografou o ‘careca do ABC‘ Henrique Velasco, um dos acusados pelo assassinato do homossexual Nelson Néris. E Gilson Menezes em exercício como prefeito de Diadema foi retratado por Nelson Serra.

Três fotógrafos que colaboraram com o Diário também têm imagens na obra. Gilberto Marques fotografou a Seleção Brasileira de Futebol; Gilberto Travesso retratou Nicea Pitta; e Fabiano Accorsi (que assinava Fabiano Ramos) fez imagens de menores assassinos e de prostitutas.

“O evento Foto-Retrospectiva 2000 será itinerante e passará por diversas capitais brasileiras. A intenção, além do registro histórico, foi apresentar o poder das imagens”, falou Marcello Vitorino, coordenador do projeto, fotógrafo que também passou pelo Diário. O projeto é realizado pela Arfoc-SP (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo), que também editou o livro (112 págs., R$ 30), com co-edição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. A curadoria e edição de fotos é de Emídio Luisi. A obra tem textos dos jornalistas Ricardo Kotscho e José Hamilton Ribeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;