Cultura & Lazer Titulo
Violinista e pianista executam peças raras no ABC
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
09/06/2001 | 00:52
Compartilhar notícia


Um duo de violino e piano neste sábado, às 20h, na Fundação das Artes de São Caetano, é uma oportunidade para apreciar peças raras da música erudita. O recital será executado pelos jovens músicos Paulo Calligopoulos e Rogério Zaghi, ambos de 26 anos, com entrada franca.

Segundo o violinista Calligopoulos – líder dos segundos violinos da Sinfônica de Santo André –, a intenção é fazer um programa que fuja da linha “Bach, Beethoven, Brahms”. “São peças que eu gostaria de assistir. Como não consigo, eu as toco”, diz.

A abertura será feita com a Segunda Sonata, de Villa-Lobos (1887-1959). “Até o momento não existe nenhuma gravação comercial dessa composição, que é pouco tocada”, afirma o pianista andreense Zaghi. Encerrando a primeira parte, a dupla mostra as danças populares de Béla Bartók (1881-1945) escritas originalmente para piano com elementos da música folclórica húngara.

Calligopoulos escolheu três mazurcas (dança popular polonesa) de Henrik Wieniawski (1835-1880) para abrir a segunda parte. Também raramente executadas, segundo o violinista, são peças que trazem a linguagem do campo. “Merecem ser tocadas”, avalia. Nesse caso, o diálogo entre os dois instrumentos é reduzido. “O piano é apenas um acompanhante”, diz Zaghi.

Na seqüência, eles mostram obras de Jean-Marie Leclair (1697-1764), compositor do período barroco. De Maurice Ravel (1875-1937) será executada a Pavanne Pour une Infante Défunte e, de Pablo Sarasate (1844-1908), Romanza Andaluza. Os músicos voltam a Villa-Lobos para tocar o Improviso nº 7 e encerram com Polonaise Concertante, de Wieniawski.

O duo completou um ano no mês passado e tem projetos para novas apresentações. “Pretendemos programar também alguns concertos duplos, com violino e piano ao lado da orquestra”, diz Zaghi. Outra meta é a participação em concursos, como o importante Prêmio Eldorado de Música Erudita.

Jovens, os músicos dizem buscar o aperfeiçoamento nos estudos. O pianista, por exemplo, faz mestrado no Instituto de Artes da Unicamp, enquanto Calligopoulos se dedica ao estudo do violino. Zaghi é, também, professor de Música na Faam (Faculdades de Artes Alcântara Machado) e na Fundarte.

Duo de Violino e Piano – Com Paulo Calligopoulos e Rogério Zaghi. Sábado, às 20h. No Teatro Timotchenco Wehbi, da Fundação das Artes – r. Visconde de Inhaúma, 730, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;