Cultura & Lazer Titulo
Show reúne artistas locais
Por Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
03/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Formado apenas por compositores da região dispostos a fortalecerem a produção local, grupo LadoABC é a atração desta quarta-feira da última edição do ano do projeto Quartas Musicais em Santo André. O show ocorre às 20h, no saguão do Teatro Municipal de Santo André, com entrada franca.

"O grupo tem características diversas. Jogamos a experiência de cada um dentro de um caldeirão e pegamos essa mistura", explica o diretor musical do show, Rodrigo Braga, de São Bernardo.

A promessa é de um espetáculo bem espontâneo, no qual as homenagens serão rendidas aos alunos do projeto Emiacidade, das Emias (Escolas Municipais de Iniciação Artística) de Santo André. É lá onde toda a produção é processada, já que as atividades são desenvolvidas a partir do trabalho dos artistas.

Hoje, o LadoABC reúne 15 compositores que se revezam no palco para mostrar seus trabalhos. Essa dinâmica faz com que o show siga um roteiro diversificado, que inclui diferentes estilos, como rock, samba, música instrumental, jazz, rap e MPB.

Para Braga, aliás, este deve ser um dos grandes atrativos da apresentação. "Queremos misturar muitas coisas e que o público perceba essa diferença. Esse é o caminho: criar uma unidade preservando a individualidade de cada um. É uma grande festa", diz o diretor musical.

Além de misturar gêneros, o LadoABC também une diferentes gerações de artistas. Veterano nos palcos, o cantor e violonista Adolar Marin, de São Bernardo, acredita que a junção é positiva. "Essa mistura com o sangue novo é ótima. Há uma troca bem legal de experiência e é unindo as gerações que se constrói coisas", analisa.

A idéia de ‘diversidade unificada' que norteia o grupo se concretiza em momentos como o prometido na apresentação de Marin: todos os participantes devem subir ao palco para cantar a música A Minha Casa, composta pelo violonista.

Origens - Considerada a ‘mãe' do projeto, a supervisora da área musical das oficinas da Emia, Célia Mattosso, não esconde o orgulho que tem do LadoABC e da integração desses artistas com os alunos da instituição.

"Tem sido uma troca de informações muito boa. A criatividade deles juntou um pouco de tudo. O grupo é muito afinado", diz.

Coube a ela, com sua rede de contatos, reunir grande parte do grupo. Para Célia, este trabalho é de grande valia no sentido de reforçar a cultura local, ainda que esta unidade não pressuponha uma linguagem peculiar da região. A base está justamente na diversidade.

"Não há preconceito. Está todo mundo junto. A região precisa de um movimento representativo dos compositores locais porque nunca houve isso antes. Nós precisamos do LadoABC para enriquecer a cultura região. Este é o nosso primeiro passo", comenta Marin.

LadoABC - Show. Nesta quarta-feira, às 20h. No saguão do Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário, s/nº. Tel.: 4433-0789. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;