Setecidades Titulo
São Caetano festeja Santo Antônio
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
14/06/2010 | 07:20
Compartilhar notícia


A popularidade de Santo Antônio foi confirmada logo no início do 1º Megaevento, que festejou ontem o dia do santo na paróquia que leva seu nome, no Jardim São Caetano, na cidade. De manhã, missas lotaram a igreja, deixando muitos fiéis em pé, porém incansáveis na fé e na esperança.

A imagem do santo, nascido em Lisboa (Portugal) e morto em Pádua (Itália), em 13 de junho de 1231, é sempre relacionada à tradicional distribuição de pães e bolo benzidos, momento que registrou grande fila, às 11h. "Ter o pão de Santo Antônio em casa é garantia de que nunca faltará o pão de cada dia. Para isso, pessoas guardam um pedaço no pote de arroz. O bolo também está ligado ao alimento (fartura), mas a intenção quem faz é o devoto, de acordo com a necessidade de cada um", disse o padre Francinaldo Sousa, referindo-se ao hábito de mulheres solteiras que comem o bolo para se casarem. Ontem foram distribuídos 60 kg do doce. Quanto aos pães, eram tantos que a organização perdeu a conta.

A programação teve continuidade fora das dependências da igreja em carreata por toda cidade com cerca de 15 veículos. O primeiro caminhão levava a imagem do santo, seguido do carro de som com banda católica. Distribuição de 3.000 bandeiras do padroeiro e fogos animaram ainda mais a festa. Antes da partida, o organizador, Antônio Rogério Castelo, não conseguia conversar direito, tamanha alegria e ansiedade: "A família toda é devota. Tudo isso é para o santo e para meu avô, que também era fiel", disse ele, que se chama Antônio por causa de uma promessa feita por seu pai ao santo. O filho caçula de Castelo é outro exemplo de fé, e coincidência. Também chamado Antônio, o menino nasceu no dia do santo, completando nove anos ontem.

Shows religiosos em palco externo, missa campal e queima de fogos completaram a programação do 1º Megaevento de Santo Antônio. "O objetivo é ampliar o conhecimento da festa e, consequentemente, da palavra de Deus. Para motivar a participação na comunidade durante o ano todo", disse o padre Francinaldo, que lembrou o carinho de fiéis em vários países: "Santo Antônio é o segundo mais famoso do mundo (após São Francisco de Assis). Ele é muito popular porque fez milagres em vida."

A festa na Paróquia Santo Antônio continua com a 13ª quermesse, que vai até 4 de julho, aos sábados e domingos, às 19h, com barracas de alimentação, jogos e shows de ritmos variados. A igreja fica na Avenida Líbero Badaró, 335, São Caetano.

Pedidos vão de casamento a paz e proteção

Conhecido popularmente como casamenteiro e padroeiro dos namorados, por ter sido grande defensor da família, Santo Antônio também tem outras vocações. "É o santo dos objetos perdidos, socorro dos pobres e do alimento, para que nunca falte", explicou o padre da Paróquia Santo Antônio, em São Caetano, Francinaldo Sousa.

Por esses e outros motivos, devotos buscaram ajuda do santo ontem na igreja. A educadora física Ana Vanessa Curcio, 26, foi com a família pedir proteção, pois segue hoje para intercâmbio de um ano nos Estados Unidos. Sua mãe, Gislaine Curcio, 45, levou pães benzidos para casa: "Coloco dentro de potes de arroz e feijão. O pão fica o ano todo e não embolora. É bênção mesmo."

O italiano Carmine Giovannone, 78, era um dos primeiros na fila do bolo: "Peço amor e paz". A enfermeira peruana Rosa Angélica Escat, 50, lembrou que em seu país o santo também é muito conhecido. "Peço que as famílias se mantenham unidas", disse Rosa.

Coroinha da paróquia há 8 anos, a estudante Fernanda Milani, 16, tem conferido grande procura ao santo por motivos de casamento. "Tem gente que pega santinho dizendo que vai levar para a irmã encalhada", brincou. Com bolo na mão, a pedagoga Valéria Pires, 33, que tem namorado, gostou da ideia de um possível casamento: "É uma boa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;