Economia Titulo Trem-bala
Estatal chinesa desiste do trem-bala por temer prejuízo
Por
17/09/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


 

A estatal China Communications Construction foi convidada a integrar o consórcio chinês que vai disputar a licitação do TAV (Trem de Alta Velocidade) entre Rio e São Paulo, mas decidiu ficar fora da operação por ter dúvidas quanto à viabilidade econômica do projeto, afirmou ontem em Pequim o vice-gerente-geral da empresa, Chang Yunbo.

"Até agora, não vimos no mundo um único operador de trem de alta velocidade que tenha bons lucros. Não estamos prontos para assumir esse risco", afirmou Chang. Na sua opinião, o TAV é o tipo de projeto que deveria ser realizado pelo Estado, por ter risco e custo altos demais para serem suportados pelas empresas.

A China Communications Construction é um dos imensos conglomerados estatais do país e está em 341º lugar no ranking das 500 maiores companhias globais da revista Fortune. Cerca de 30% de sua receita vem de operações internacionais e o objetivo é elevar o percentual a 50% nos próximos anos, diz Chang.

A América Latina seria um dos destinos naturais dessa expansão, mas o executivo disse que a estatal não está acostumada com o modelo de negócio na região, no qual o Estado concede à iniciativa privada o direito de construir e explorar obras de infraestrutura, o que implica certo risco para o empreendedor.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;