Economia Titulo Vagas fechadas
Emprego encolhe no setor da construção do Grande ABC
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O nível de emprego na construção civil diminuiu 0,58% no Grande ABC em abril, o que significou o corte de 168 vagas no mês, de acordo com o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de São Paulo). E no acumulado dos últimos 12 meses, houve a eliminação de 245 postos de trabalho (redução de 0,84%).

Entre as dez regionais do sindicato pesquisadas no Estado, a dos sete municípios e a de Bauru (com queda de 0,40%) foram as únicas que contabilizaram variação negativa no mês.

Para o diretor da entidade para o Grande ABC, Paulo Piagentini, isso ocorreu por dois fatores: porque houve a suspensão de novas obras residenciais neste ano e pelo fato de que a atividade de manutenção e reforma de fábricas e estabelecimentos comerciais também se enfraqueceu.

O dirigente, que atua no ramo de obras para indústrias, lembrou que o forte incentivo dado pelo governo no ano passado para a atividade havia provocado um boom imobiliário e, com crise no crédito a partir do fim de 2008, a demanda encolheu. Com isso, empresas do setor adiaram projetos. "Isso se soma à parada que houve na área industrial", afirmou.

OTIMISMO - Piagentini prevê que o segmento voltará a crescer e a contratar nos próximos meses. "Estamos otimistas, o número de orçamentos tem aumentado. Isso é bom sinal. O nível de financiamento está voltando ao normal", avaliou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;