Nacional Titulo Transtorno
Chuva em SP alaga bairros e trânsito bate recorde no ano
Por
09/03/2013 | 07:08
Compartilhar notícia


A chuva de quase duas horas na tarde de sexta-feira (08) provocou o maior congestionamento do ano na cidade de São Paulo. Houve pane em trens e metrô, árvores caíram, foram registrados 38 pontos de alagamento e vários bairros ficaram sem luz. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção em toda a capital - no Ipiranga, zona sul, foi determinada situação de alerta.

 

De acordo com o CGE, houve queda de granizo na Avenida Paulista e as rajadas de vento chegaram a 50 km/h. Às 18h30, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) relatou 261 km de lentidão - 4.ª maior da história. O recorde é de 295 km (junho de 2012). Até a sexta-feira (08), o maior congestionamento no ano havia sido marcado no dia 1.º de fevereiro, com 187 km de lentidão.

 

A via expressa da Marginal do Tietê, sentido Ayrton Senna, era o trecho com maior lentidão, com 20,5 km parados, mas as consequências foram sentidas em toda a cidade. O advogado Daniel Berselli, por exemplo, demorou 1h10 apenas para ir do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, até o Paraíso. "Trânsito caótico", reclamou no Twitter. Segundo a CET, às 20h ainda havia 113 semáforos apagados e 55 piscando em amarelo. De acordo com o site da companhia, 31 árvores caíram na cidade.

 

Alagamentos

 

Até o início da noite, havia o registro de 20 locais inundados, intransitáveis. Na Rua Ascendino Reis (Vila Clementino, zona sul), por exemplo, a enxurrada durou cerca de 30 minutos e deixou veículos boiando e várias árvores derrubadas. O alagamento ocorreu próximo ao Tribunal de Contas do Município (TCM). A gerente de restaurante Joyce Mendes presenciou o carro de um colega ser encoberto pela água. "Foi muito rápido, coisa de dez minutos. Estávamos trabalhando e, de repente, o estrago já havia acontecido no carro", disse.

 

Bairros como Vila Madalena, Perdizes, Jardins, Paraíso e Vila Olímpia, zona sul, ficaram sem luz - alguns permaneciam no escuro na noite de sexta-feira (08). Segundo a AES Eletropaulo, um circuito que abastece ruas da Vila Madalena foi interrompido, deixando vários quarteirões apagados. A empresa disse que equipes estavam na sexta-feira 908) à noite tentando resolver o problema.

 

A chuva também causou transtornos nos sistemas de metrô e da CPTM. Um raio atingiu a rede elétrica dos trens da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), entre as Estações Comendador Ermelino e São Miguel. O transporte foi feito por ônibus gratuitos entre as estações afetadas.

 

Outro raio provocou danos no sistema de sinalização dos trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM, na região do Grajaú (zona sul). No metrô, a circulação foi afetada na Linha 2-Verde e na Linha 3-Vermelha, mas voltou à normalidade antes das 18 h, segundo a assessoria da companhia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;