Cultura & Lazer Titulo Música
Afro-X celebra as mulheres

Rapper local faz show gratuito amanhã no
Parque Salvador Arena, em São Bernardo

Por Gustavo Cipriano
Especial para o Diário
29/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Elas estão conquistando cada vez mais espaço em tudo na sociedade, inclusive na música. Essa é uma homenagem nada mais que justa”, diz Afro-X. O rapper se refere ao show em homenagem às mulheres que fará amanhã no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena (Avenida Caminho do Mar. Tel.: 4368-1246), no Rudge Ramos, em São Bernardo. A performance, programação da agenda do projeto Música no Parque, acontece às 16h e a entrada é franca para todo o público.

Metade da banda que tocará com Afro-X é feminina e o grupo Mulheres do Samba ainda fará uma participação especial na tarde. “Hoje eu faço um som com uma mistura de ritmos. Samba, soul, funk, rap, reggae etc. É um repertório bem variado”, explica o artista.

Cristian de Souza Augusto tem hoje 14 anos de carreira e afirma que a experiência faz com que o estilo e as ideias mudem. “Você vai crescendo e amadurecendo. Nunca deixei minhas raízes do hip hop, mas hoje me influencio também por Michael Jackson e BB King.” Ele conta que até o seu jeito de escrever é outro. “É importante o debate social e a crítica, mas também acho necessário falar de coisas positivas e de humor para alegrar o público”, analisa.

A carreira do cantor de São Bernardo começou por volta de 1987, com a dupla Suburbanos, formada com o irmão Cleiton. O projeto chegou ao fim em 1994.

Afro-X ficou conhecido do grande público por sua atuação no grupo 509-E, ao lado do rapper Dexter. Os dois se conheceram no presídio Carandiru, em São Paulo, e ali começaram a montar a dupla de hip hop no meio dos anos 1990 e que terminou em 2005. “Éramos radicais na época e precisávamos ser. Havia muito preconceito”, lembra o artista. “Hoje o discurso precisa avançar. O funk é o novo rap. É assim que as pessoas estão se expressando”.

E é com esse pensamento que o cantor trabalha em seu novo projeto. Após a Copa do Mundo, ele pretende lançar o terceiro álbum da carreira solo, que começou em 2006. A última obra lançada foi Das Ruas Pro Mundo (2009).

O disco ainda não tem nome oficialmente definido. Primeiro, pensou-se em chamá-lo de Salve Salve, mas a ideia principal agora é nomeá-lo de Loko-Motiva. A produção do projeto já conta com um processo de dois anos. O objetivo é fazer um apanhado de destaques dentro de sua jornada musical até agora. “Queremos regravar canções do 509-E e juntá-las com músicas tanto de linha pesada como de linha dançante”, comenta. O que deve dar mais trabalho no CD é a escolha do repertório.

Afro-X tem hoje 30 canções selecionadas e, dessas, cerca de 15 irão para o disco. Parte dessas músicas já poderá ser conhecida pelo público no show de amanhã. Amor Eis a Questão e Ela é Especial são algumas que marcarão presença no repertório especial.

Afro-X – Show. Amanhã, às 16h. No Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena – Avenida Caminho do Mar, São Bernardo. Tel.: 4368-1246. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;