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Dólar em declínio multiplica os negócios de intercâmbio
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
05/03/2006 | 08:08
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A desvalorização do dólar, que até a última sexta-feira atingia 9,62% neste ano, está aquecendo o mercado para as agências de intercâmbio da região. Com a cotação mais baixa da moeda norte-americana, as empresas estão otimistas quanto ao crescimento nas vendas de pacotes e cursos no exterior e projetam um incremento de 40% na comparação com o ano passado.

“As pessoas que já planejavam fazer um programa no exterior se sentem incentivadas com a queda do dólar. A cotação da moeda já influencia no aumento da procura, principalmente desde setembro do ano passado”, afirma Cecília Campos de Paula, gerente da filial Santo André da STB (Student Travel Bureau).

A empresa oferece cursos de idiomas, programas de high school (correspondente ao ensino médio no país), au pair (para babás), extensão universitária e de trabalho remunerado. Segundo Cecília, o país que é alvo da maior procura é o Canadá. “É um dos pacotes mais baratos, o país não está envolvido em conflitos internacionais, e as escolas de lá investem cada vez mais em promoções”, diz.

A expectativa de crescimento é confirmada por Renata Bertoldo, assistente de Marketing da CI (Central de Intercâmbio), de Santo André e São Bernardo, empresa que também projeta incremento de 40% nas vendas deste ano. “Está bem mais acessível viajar, principalmente para a classe média”, afirma.

Renata aposta no crescimento da comercialização de programas como high school e junior program (adolescentes de 10 a 15 anos que ficam um mês no exterior a estudo e passeio). “Estamos fechando parcerias com escolas da região”, diz.

Já Denise Canassa, representante da EF no Grande ABC, prevê crescimento de até 60% nas vendas em 2006. Com loja em Santo André, a EF inaugurou nesta semana filial dentro do colégio Pueri Domus. “Atenderemos os alunos da instituição em todo o Grande ABC em diversos programas de intercâmbio”, diz.

De acordo com Denise, existe uma grande demanda por cursos de ensino médio em outros países e para os programas de verão que ocorrem em julho. “Programas no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra são os mais procurados”, diz.

Turismo – De acordo com o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, publicação trimestral elaborada pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Getúlio Vargas, a expectativa do segmento para 2006 é aumentar o faturamento e o número de contratações no primeiro semestre. Das agências de turismo pesquisadas, 75% avaliaram que terão aumento de receita em comparação com os seis primeiros meses de 2005.

Os segmentos empresariais pesquisados – hotéis, restaurantes, operadoras, agências de viagens, promotoras de eventos, companhias aéreas e administradoras de atrações turísticas – esperam crescimento entre 3% e 11% no faturamento deste trimestre em relação ao último trimestre de 2005.




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