Internacional Titulo
Melhora o estado de saúde de De La Rua
Por Do Diário do Grande ABC
13/11/1999 | 14:12
Compartilhar notícia


O estado de saúde do presidente eleito da Argentina, Fernando De La Rua, ``evolui de forma favorável' anunciou o médico e porta-voz do político, Héctor Lombardo.

De La Rua foi hospitalizado nesta sexta-feira, com um problema no pulmao direito, diagnosticado com um pneumotórax espontâneo, infiltraçao de ar entre o pulmao e a parede toráxica.

Lombardo disse que ``possivelmente nesta terça-feira' Fernando De La Rua terá alta, mas deverá manter repouso e evitar ``qualquer excesso físico'.

A internaçao do presidente eleito havia causado certa inquietaçao nos meios políticos argentinos na sexta-feira, mas os relatórios médicos logo esclareceram que se tratava de um problema menor.

A internaçao de De La Rua só deve adiar alguns temas do período de transiçao até 10 de dezembro, quando assumirá o novo presidente argentino.

O vice-presidente eleito Carlos Alvarez visitou De La Rua neste sábado, e aproveitou a oportunidade para analisar as gestoes destinadas a aprovar o orçamento federal para 2.000.

O orçamento é uma das maiores preocupaçoes do futuro governo e Lombardo disse que o encontro com Alvarez e uma reuniao com o possível ministro da Economia, José Luis Machinea, serao as únicas atividades políticas de De La Rúa neste sábado.

Nas últimas 24 horas, numerosos políticos do atual governo, da Aliança de oposiçao (liderada por De La Rua), funcionários graduados e familiares visitaram o presidente eleito na clínica em Buenos Aires. O presidente Carlos Menem, que telefonou para Fernando De La Rua na noite de sexta-feira, revelou à imprensa que seu sucessor ``está animado' e que o estado de saúde do presidente eleito ``nao é algo que deva causar preocupaçao'.

De La Rúa, 62 anos, da Aliança Opositora, foi eleito presidente nas eleiçoes de 24 de outubro e vai assumir o cargo em dez de dezembro, substituindo o peronista Carlos Menem.

Nesta sexta-feira, começaram a circular alarmantes versoes sobre a saúde de De La Rúa, que havia ido a um centro médico por causa de dores que sentia desde a noite do dia anterior. Um canal de televisao provocou inquietaçao ao informar que o presidente eleito estava internado na sala de cuidados intensivos do Instituto Argentino de Diagnóstico e Tratamento.

Um dos primeiros termômetros da inquietaçao nacional foi a bolsa de Comércio de Buenos Aires. As principais açoes registraram queda de 1,32% em relaçao ao fechamento de quinta com a divulgaçao das notícias sobre a internaçao do presidente eleito.

A situaçao normalizou-se progressivamente quando os médicos do Instituto do Diagnóstico informaram sobre a natureza da dor de De La Rúa, indicando que se tratava de um pneumotórax, infiltraçao de ar na cavidade pleural, do qual os pacientes habitualmente recuperam-se em poucos dias. Seu tratamento exige repouso e inatividade.

Os médicos que operaram De La Rúa fizeram uma incisao no nível do tórax, de apenas um centímetro, por onde foi introduzido um pequeno tubo para drenar o ar formado na pleura.

O médico Héctor Lombardo informou que "a dor é provocada por uma fissura na pleura e isso pode acontecer com qualquer pessoa. Nao há causas nem conseqüências". Ele se referia à versoes de que a enfermidade podia ter sido provocada por cansaço e excesso de trabalho.

Entretanto, o diário La Nación assegura, neste sábado, que De La Rúa mostrava-se cansado e mal humorado nos últimos dias por conta de contratempos causados pelo fim do governo de Menem que nao divulga informaçoes confiáveis sobre o verdadeiro déficit das contas fiscais. O presidente eleito também estaria decepcionado pela recusa de Menem de cumprir com sua promessa de lutar no Congresso pela aprovaçao do projeto de orçamento antes da mudança do governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;