Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 25 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

De volta ao Museu de São Caetano: era 1979

Entrevistamos, semana passada, o novo presidente (e não diretor) da Fundação Pró-Memória de São Caetano, Clovis Antonio Esteves


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

09/03/2009 | 00:00


Entrevistamos, semana passada, o novo presidente (e não diretor) da Fundação Pró-Memória de São Caetano, Clovis Antonio Esteves. E entre as boas novidades que Clovis passou está a de que o Museu Municipal foi reaberto e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, no Bairro Fundação.

Em 1979, o Diário visitou o museu, então localizado no bosque da Vila São José, e o repórter-fotográfico Luiz Bolfi fez um ensaio constituído de 21 fotografias em branco e preto, duas apenas publicadas na ocasião e todas as demais mantidas em negativo pelo Banco de Dados do jornal.

O Museu de São Caetano foi criado em 1959. Iniciou atividades em 1960. E fechou com a troca de prefeitos em 1961. A reabertura ocorreu em outubro de 1977, 16 anos depois.

O MUSEU EM 1979
1) Nome: Museu Oswaldo Samuel Massei.

2) Localização: Bosque da Vila São José.

3) Maquetes: Hospital Infantil Márcia Braido, Fórum, Matriz Velha, Matriz Sagrada Família, prédios públicos. As maquetes, em isopor, foram uma doação da General Motors.

4) Ofícios: correspondência do primeiro responsável do museu, José de Souza Martins, com entidades norte-americanas.

5) Atas: Câmara Municipal.

6) Flâmulas: centenário de São Caetano (1877-1977).

7) Igreja: correspondência de dom Carmine Rocco, anúncio apostólico.

8) Pôster: vista da cidade em 1953.

9) Hemeroteca: vários jornais com reportagens sobre a história da cidade.

10) Imigração: peças trazidas da Itália, entre as quais um frasco de óleo e vinagre de 1877, vasos, crucifixos, chaves, valises, fotos de família italianas.

11) Construção: telhas e tijolos de 1892 produzidos na cidade.

12) Revolução: peças pertencentes aos constitucionalistas, como bomba de arremesso aéreo, granada e capacete de ex-pracinha.

13) Fotos: movimento autonomista, futebol.

NOTÍCIA
O fechamento do museu em 1961 provocou a perda de diversas peças. O material havia sido acondicionado em caixas. Parte delas foi levada para os baixos do Viaduto dos Autonomistas e, depois, removida para a Fundação das Artes.

Um problema enfrentado na reabertura do museu: famílias que haviam colaborado para a formação do primeiro acervo, no final dos anos 1950, temiam que outras peças a serem doadas pudessem se perder.

Em 1979, Mara Cerqueira Leite era a responsável pelo museu. Filha do prefeito Raimundo da Cunha Leite, ela lutava para reerguer o museu e aumentar a sua frequência. O passar dos anos mostrou que isso de fato aconteceu.

AMANHÃ NA COLUNA
Apresentamos o novo presidente da Fundação Pró-Memória. E uma garantia: São Caetano promoverá neste ano o 10º Congresso de História do Grande ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 9 de março de 1979

Manchete - Egydio (governador) diz que o governo aceitará uma greve pacífica (dos metalúrgicos).

Santo André - Reformas da catedral do Carmo ficarão prontas apenas em 1980.

Polícia - Jovem assassinada na Imigrantes.

EM 9 DE MARÇO DE...

1829 - Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade assume o governo de São Paulo. Ele era bispo diocesano e vice-presidente da Província.

1979 - Inaugurado o Museu Ferroviário Barão de Mauá, em Jundiaí.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Hoje é o aniversário de Cachoeira Paulista e São José do Barreiro.

SANTOS DO DIA
Cândido, Catarina de Bolonha, Domingos Sávio, Francisca Romana e Gregório de Nissa.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;